Secretários de Habitação e do Verde e Meio Ambiente recebem movimento de moradia da região do Grajaú

Na região de Mananciais, das represas Billings e Guarapiranga, que incluem o Grajaú; está em aprovação a viabilização de 18 mil unidades habitacionais

O Secretário Municipal de Habitação, José Floriano, e o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, receberam na Sehab, dia 24.09, uma comissão de oito representantes do movimento de moradia Rede de Comunidades do Extremo Sul, na região do Grajaú. O grupo também foi atendido pela Coordenação das Subprefeituras

Os representantes pedem um projeto habitacional em área que está prevista para uso da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Para área foi decretado DUP (Decreto n°52.763/11 - Decreto de Utilidade Pública) para implantação do Pq. Ribeirão dos Cocaia.

A área total corresponde a aproximadamente 1 milhão m2. A Secretaria de Habitação (Sehab) solicitou a transferência da Secretaria do Verde para a própria Sehab de parte da área - cerca de 191 mil m² - que vai permitir a construção de aproximadamente 5 mil novas unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida. “O Minha Casa é um dos programas habitacionais mais bem elaborados. Nele, os interesses da União, do Governo Federal, vão de acordo com os anseios das famílias que precisam de unidades habitacionais.

 

18 mil unidades
Na região de Mananciais, das represas Billings e Guarapiranga, que incluem o Grajaú; está em estudo pela Caixa Econômica Federal a viabilização de 18 mil unidades habitacionais. São recursos previstos pelo PAC II e viabilizados pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Essas unidades estão inseridas na Fese III do Programa Mananciais. Serão 67 intervenções previstas em regiões que estão inseridas nas Subprefeituras Cidade Ademar, M’ Boi Mirim, Capela do Socorro e Parelheiros; todas no extremo sul da cidade.

O cadastro atual da SEHAB para atendimento de demanda conta com 130 mil inscritos. Atualmente estão em obras 19 mil unidades habitacionais. A Sehab pretende viabilizar a construção de 55 mil moradias em quatro anos. Vale destacar, que nos últimos dez anos foram construídas 30 mil unidades.