Fórum e Congresso sobre saneamento e sustentabilidade debatem sobre infraestrutura

FONTE:SABESP link: http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=66&id=5777

O Fórum Internacional Habitat do Cidadão & 3º Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos (CAIS) aconteceu nos dias 7 e 8 de outubroe teve como objetivo promover um debate sobre como superar desafios da infraestrutura urbana que afetam a qualidade de vida.

O presidente da Abes São Paulo, Dante Ragazzi, realizou a abertura do evento destacando a importância de encontros como este, que oferecem a oportunidade de troca de experiências. Alexandre Cordeiro Macedo, secretário executivo do Ministério das Cidades; José Floriano de Azevedo Marques Neto, secretário municipal de Habitação de São Paulo; e Marcelo Morgado, coordenador temático do Hábitat do Cidadão & CAIS 2013; também estiveram presentes na primeira etapa do Fórum.

O primeiro dia contou com quatro painéis de discussão que apresentaram o cenário atual e as metas a serem alcançadas. Paulo Massato, diretor Metropolitano, que se apresentou no Painel Gestão, operação e capacidade em saneamento, transporte e habitação, palestrou sobre a universalização do saneamento com gestão e operação eficientes. "Estamos tentando fazer com que a nossa experiência contribua com a universalização do saneamento, que temos como meta atingir entre 2018 e 2020, por meio de uma gestão participativa que envolva todos os nossos parceiros e gestores", explicou Massato. O diretor reforçou a grande necessidade em buscar novas fontes de água, já que São Paulo não tem disponibilidade hídrica o suficiente para suprir as necessidades da população atendida. "Temos que operar melhor nossas mudanças climáticas”, reforçou.

Encerrando o primeiro dia de exposição, Maria Cristina Mariz Masagão, Ouvidoria da SABESP, falou sobre a trajetória da companhia em busca da plena satisfação dos clientes.“A Sabesp optou por não ter SAC e adotou como segunda instância de atendimento a Ouvidoria. Isto encurta a cadeia de atendimento ao cliente na empresa e faz com que a manifestação seja tratada em um tempo menor, gerando menos descontentamento”. Masagão acredita que a qualidade de informação que a companhia fornece tem um grande impacto no atendimento. Ela explicou ainda que Um cliente bem informado é um cliente satisfeito. "A comunicação com o cliente precisa ser completa e compreensível”, concluiu a ouvidora.

Durante o evento, foram divulgados a XV Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e o XV Seminário Internacional de Meio Ambiente ndustrial e Sustentabilidade que serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Expo Center Norte.