Cadastro no Pantanal é finalizado e Jd. Romano ganhará dique de contenção

Por Paulo Kehdi


Mais de 10.000 famílias foram cadastradas em três meses de trabalho

Semana passada, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) finalizou os cadastros no Jardim Pantanal, totalizando 10.191 famílias. Todas vivem na área onde será instalado o Parque Várzea do Tietê, o maior parque linear do mundo, com 75 km de extensão. Dessas, 3.651 já estão recebendo o Auxílio-Aluguel e 338 se mudaram para unidade habitacional nos três conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), em Itaquaquecetuba (100 famílias no conjunto Safira, 180 famílias no conjunto Portal da Serra e 58 famílias no conjunto Morada das Flores).

Os atendimentos continuam sendo feitos pela equipe da Habi-Leste, divisão regional ligada a Superintendência de Habitação Popular (Habi). Numa outra ação, no dia 04/03, técnicos da Habi-Leste realizaram reunião com lideranças e moradores do Jardim Romano – um dos núcleos que compõem o Jardim Pantanal – para passar informações sobre a próxima etapa de trabalho. Será construído um dique (pôlder), obra de hidráulica e drenagem que irá evitar futuros alagamentos na região. A construção do dique já é parte do projeto do Parque, assinado pelo arquiteto Rui Ohtake.

“Fizemos a reunião para dar dados sobre essa intervenção. Na sexta-feira (5/3), iniciamos uma atualização de cadastro e avaliação dos imóveis que se encontram na área do dique, num universo de aproximadamente 600 famílias. A obra é considerada essencial e a Prefeitura já está em processo de contratação de empresa especializada. Estamos aguardando uma adequação do projeto para vermos se haverá necessidade de construir dique nos outros núcleos do Pantanal”, afirma Felinto Cunha, diretor da Habi-Leste.

Também na sexta, foram retiradas as 26 famílias que se encontravam alojadas na escola estadual Chácara Três Meninas, permitindo dessa forma a retomada normal das atividades escolares. Os atendimentos estão em andamento: 9 famílias receberam Auxílio-Aluguel, 7 foram encaminhadas para apartamentos do Residencial Morada das Flores, em Itaquaquecetuba, da CDHU, e as demais retornaram para seus locais de origem ou para casa de parentes. Vale lembrar que as 8 famílias que se encontravam em outra escola, na EMEF Flavio Augusto Rosa, saíram do local no dia 26 de fevereiro. Dessas, seis foram para unidades da CDHU e duas receberam o Auxílio-Aluguel.
 

Veja outras matérias relacionadas:

19/02/2010 - Cadastramento no Pantanal termina na próxima semana
01/02/2010 - Cadastramento nas áreas alagadas entra na reta final
01/02/2010 - Região alagada já responde por 10% do Aluguel Social de 2009
01/02/2010 - Em Itaquá, moradores respiram aliviados na casa nova
01/02/2010 - Mais de 1.000 servidores atuam na região alagada
01/02/2010 - Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo 
22/12/2009 - Jardim Romano: atendimento continua nas áreas alagadas