Delegação das Filipinas, na Ásia, visita a Sehab para conhecer a política habitacional de São Paulo

Os filipinos se reuniram com arquitetos da Sehab, conheceram o programa de urbanização de favelas, os procedimentos do trabalho social e visitaram empreendimentos em Heliópolis, na zona Sul

Integrantes do governo das Filipinas vieram à São Paulo em busca de refletir e complementar a política habitacional vigente em seu país. Em agenda no dia 21.11, na Secretaria Municipal de Habitação, profissionais da área social e técnica da Secretaria Municipal de Habitação fizeram uma apresentação sobre a política habitação vigente em São Paulo, assim como as metas de governo para os próximos anos.

Durante a apresentação foram apresentados os principais eixos da secretaria, como o sistema online de banco de dados habitacionais, o Habisp.Plus e o Programa de Urbanização de Favelas, com exemplos dos conjuntos e obras de urbanização no Real Parque, Jardim Edite e Cantinho do Céu, na região de Mananciais.

 

A apresentação também contou com explicação sobre o trabalho social nos conjuntos. Foram destacados o trabalho que norteia a ação social, que inclui desde o primeiro contato, antes das intervenções e obras, até o trabalho de pós ocupação, com as famílias morando nos apartamentos. Foi apresentado também o trabalho através da formação dos Conselhos Gestores, importante instrumento de participação popular nas decisões de projetos urbanísticos.

Para vivenciar essa experiência in loco, os membros da delegação visitaram projetos de urbanização em Heliópolis e andaram pela segunda maior comunidade do município, em extensão de território. Esse acúmulo de conhecimento foi complementado em visitas feitas ao Ministério das Cidades, em Brasília, e em outros países, como a Tailândia.