Sehab participa do maior fórum mundial sobre urbanismo

Por Paulo Kehdi


Rio de Janeiro será sede do World Urban Forum 5

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) vai participar do 5º Fórum Urbano Mundial (FUM5), de 22 a 26 de março, no Rio de Janeiro. Organizado pela ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos –, em parceria com o Governo Federal, tem como tema central "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". Considerado o maior evento sobre urbanismo no planeta, debate sobre o crescimento dinâmico das cidades e como gerir os problemas que dele decorrem, e já conta com mais de 16 mil inscritos de 161 países. As discussões se dividem em seis eixos: “Levando Adiante o Direito à Cidade”; “Unindo o Urbano Dividido”; “Acesso Igualitário à Moradia”; “Diversidade Cultural nas Cidades”; “Governança e Participação”; e “Urbanização Sustentável e Inclusiva”.

A participação da Secretaria se dará por meio da assistência às mesas redondas e seminários que têm como temática a urbanização de assentamentos precários e a participação popular na gestão habitacional, entre outros da programação. Convidada pelo Banco Mundial, a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, participará no Primeiro Painel Internacional de Especialistas, com o tema “Abordagens para o Programa Nacional de Urbanização de Favelas e Políticas de Prevenção”.

A experiência da urbanização de Paraisópolis na atual gestão, que envolve a participação da comunidade, será apresentada em palestra coordenada pelo Governo da Suécia. Já as diretrizes que conduzem a atual política habitacional de São Paulo, o Plano Municipal de Habitação (PMH) e o Habisp – sistema de mapeamento dos assentamentos precários na cidade de São Paulo desenvolvido pela Sehab – serão apresentados na mesa coordenada em conjunto pelo Global City Indicators Facility, do Canadá, e pela Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo.

No stand da Sehab serão distribuídas versões digitalizadas de publicações sobre o Programa de Urbanização de Favelas e sobre o Habisp, e veiculados vídeos sobre Heliópolis, Paraisópolis e o Cantinho do Céu (parte do Programa Mananciais), que estão em urbanização. E Sehab colaborou com o capítulo referente a São Paulo no “Citiscope”, publicação do jornal americano Washington Post, que será lançado durante o evento. O livro discorre sobre projetos pelo mundo que englobam mudanças e inovações para enfrentar os desafios que se apresentam nas grandes cidades.

“Estaremos atentos e participantes para dar informações precisas e atualizadas sobre nosso trabalho. Será uma boa oportunidade para divulgarmos as práticas e os resultados positivos que alcançamos desde 2005”, diz Violêta Kubrusly, arquiteta e técnica da Sehab.