Projeto de reforço pedagógico em Heliópolis ajuda jovens na conquista do 1º emprego

Por Luiz Rocha Pombo


Cursos de capacitação ajudam os jovens na busca do primeiro emprego

Graças a um projeto do Núcleo Assistencial Renascer em Heliópolis, que há 8 anos vem realizando trabalhos de reforço pedagógico, uma parcela das crianças da maior favela de São Paulo teve sua rotina transformada. Em vez de ficarem em casa ou na rua fora do período escolar, elas recebem aulas extras na Ong, com o objetivo de torná-las conscientes, preparadas para o futuro e com capacidade para ingressar no mercado de trabalho.

“O reforço foca áreas fundamentais do conhecimento, estimulando o raciocínio, a lógica e a argumentação. Trabalhamos com tabuada, caligrafia, temas que se relacionam à sociedade e cursos que preparam e capacitam os mais velhos para o mercado de trabalho”, explica Nádia Felfele, pastora e pedagoga há mais de 25 anos e coordenadora do Núcleo.

Ela explica que as aulas são preparadas visando o maior rendimento dos alunos, que são separados em 4 grupos, conforme o nível pedagógico. O primeiro trata da alfabetização; o segundo é para os já alfabetizados treinarem caligrafia e matemática; o terceiro consiste na elaboração de redação e desenvolvimento argumentativo, e o último, com foco no mercado de trabalho, ensina computação, ética, inglês.

A infraestrutura compõe-se de 5 salas de aula, laboratório de informática, 3 pátios, cozinha industrial, refeitório e quadra poliesportiva – há parceria com o Instituto Esporte e Educação de Heliópolis (Ong da ex-jogadora de vôlei Ana Moser). Também são ministradas aulas de dança e capoeira, além de duas refeições elaboradas por nutricionistas.

“No final preparamos e entregamos o currículo do aluno para diversas empresas, além de cadastrá-lo no Menor Aprendiz, um programa de qualificação do governo federal para jovens de 14 a 24 anos”, explica Nádia. Participante de uma das primeiras turmas do projeto, Gleilson Leite de Oliveira, ingressou com 13 anos e desenvolveu sua comunicação. Hoje, aos 19 anos, é auxiliar administrativo de uma empresa de construção civil. “Foi essencial em minha vida, se estou trabalhando hoje é porque fui muito bem preparado”, orgulha-se Gleilson.

SERVIÇO

Núcleo Assistencial Renascer
Endereço - Rua Monsenhor Pizzarro, 218, Heliópolis
Segunda à sexta, das 8h às 17h
Tel: (11) 3806-0681