Prefeitura de Joanesburgo, na África do Sul, conhece ferramentas habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação

Foram abordadas as ferramentas sociais e de intervenções da política habitacional. Atualmente, estão em andamento 24 mil unidades habitacionais

 Uma comissão da Prefeitura de Johanesburgo, na África do Sul veio à São Paulo conhecer os projetos habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas no dia 04.12.13.

Foram apresentados os critérios de seleção das áreas dos PAIs (Perímetros de Ação Integrada). Essas áreas serão urbanizadas pela Secretaria de Habitação através do Programa Renova SP. São 84.873 famílias beneficiadas através das intervenções em 17 perímetros, sendo cada um com um conjunto de assentamento precário.

Na segunda parte da reunião, foi apresentado o projeto de Cooperação da Sehab na cidade de Durban, na África do Sul, em um assentamento precário chamado Welbedacht. A proposta foi a elaboração de um plano de trabalho social para realizar um diagnóstico da comunidade e identificar suas principais demandas para viabilizar a urbanização do bairro. Esse projeto de cooperação será finalizado em 2014.

Participaram dessa agenda os seguintes membros da Prefeitura de Joanesburgo: Nonto Hadebe, Chefe de Estratégia e Coordenação de Políticas e Relações; Nathi Mthethwa, Chefe de Relacionamento e Planejamento Urbano; Lunelle Serobatse, Chefe da Unidade de Coordenação Estratégica (Meio Ambiente e C40); Zwelibanzi Nyanda, Chefe de Polícia; Dudu Maseko, Diretor Executivo de Desenvolvimento Comunitário; Zain Ally, Diretor Assistente de Planejamento e Desenvolvimento e; Jan Erasmus, Diretor de Estratégia e Relações.