Parceria entre Prefeitura e associação de moradia vai permitir a construção de 8 mil unidades pelo Programa Minha Casa Minha Vida

Sehab e associação de moradia se unem no maior projeto de uhs da cidade pelo Programa Minha Casa Minha Vida

 Nesta quarta-feira, dia 29, foi firmado acordo para opção de compra de terreno que vai viabilizar 8.440 unidades habitacionais na região de São Mateus através do Programa Minha Casa Minha Vida. Trata-se da maior parceria entre a Prefeitura e entidade para construção de unidades habitacionais. O conjunto abrigará equipamentos públicos, além das unidades habitacionais.

“Estamos concretizando um dos maiores convênios para viabilizar unidade habitacional pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Trata-se do maior empreendimento executado por uma associação em parceria com o poder público em São Paulo. É um exemplo de caso de sucesso, que demonstra que a união entre o poder público e as associações é possível”, afirmou o secretário de Habitação José Floriano.

A Unificação das Lutas de Cortiço – ULC é a associação responsável pela execução do programa na região e desde 2013 participa de reuniões com a Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Licenciamento, o objetivo é fazer um trabalho articulado para que todas as etapas do projeto sejam executadas dentro da legalidade e com a maior agilidade possível. Segundo Sidnei Pita, representante da ULC, “é um desafio essa parceria de construir 8.440 unidades habitacionais. Nós acreditamos que até o final dessa gestão essas unidades sejam concluídas. Quando há interesse, vontade e força política; tanto do lado da gestão do poder público quanto do movimento, as coisas fluem”. Por se tratar de um complexo, o projeto é considerado uma interferência urbana na cidade. A associação também fará um plebiscito para escolher o nome do conjunto.

O projeto está pronto e agora a próxima fase é a aprovação na Secretaria Municipal de Licenciamento. A Secretaria de Habitação atuou como um canal facilitador na elaboração do projeto a fim de esclarecer e orientar as principais exigências para aprovação dentro dos critérios do Ministério das Cidades, pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

O Programa de Meta da Secretaria Municipal de Habitação prevê a construção de 55 mil unidades até 2016. Hoje, são 22 mil em obras ou prestes a serem iniciadas.