Fórum de diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) realiza seminário internacional sobre habitação em São Paulo

O seminário IBAS foi encerrado hoje, dia 14.03. O objetivo do seminário foi trocar experiências na formulação de politicas publicas dos pais emergentes, com ênfase no desenvolvimento sustentável

 O seminário IBAS foi encerrado hoje, dia 14.03, na Biblioteca Mário de Andrade, e foi estruturado em quatro diálogos temáticos apresentados entre os dias 12 e 14 de março. O objetivo do seminário foi trocar experiências na formulação de politicas publicas dos pais emergentes, com ênfase no desenvolvimento sustentável. O IBAS é um mecanismo de coordenação entre três países emergentes (India, Brasil e Africa do Sul), três democracias multiétnicas e multiculturais, que estão determinados a contribuir para a construção de uma nova arquitetura internacional, a unir voz em temas globais e a aprofundar seu relacionamento mútuo em diferentes áreas. Entre os temas debatidos durante o seminário estava o financiamento de Habitação de Interesse Social e urbanização de assentamentos precários.

“Estamos à disposição como laboratório para as iniciativas de pesquisa e tudo que envolva habitação de interesse social. Vamos propor mais cooperações internacionais. Temos uma cooperação firmada com a África do Sul e há também o interesse de Moçambique em estabelecer parcerias”, afirmou o secretário durante sessão de encerramento.

A experiência na África do Sul acontece em Durban, na comunidade Welbedacht, com 4.500 famílias. A proposta apresentada pela Sehab foi a elaborar um plano de trabalho social para realizar um diagnóstico da comunidade e identificar suas principais demandas para viabilizar a urbanização do bairro.

Participou como mediador de alguns debates no seminário, o Especialista em Desenvolvimento Urbano no Instituto do Banco Mundial, André Herzog, que elogiou o sistema online de informações Habisp.Plus, ferramenta que permite o mapeamento das ações da Secretaria Municipal de Habitação.

As informações trocadas no seminário subsidiarão os principais debates internacionais sobre sustentabilidade e inclusão social nas cidades e regiões metropolitanas de países emergentes.