Jd. Colombo ganha padaria Sedução do Trigo, com lucro revertido aos moradores

Por Luiz Rocha Pombo


Padaria comunitária: preço do pãozinho é um dos diferenciais

Localizada no Jardim Colombo, zona sul da cidade, pertencente ao complexo Paraisópolis, a primeira padaria comunitária da região possui a estrutura de uma padaria tradicional. Comercializa pães, doces, salgados, refrigerantes e biscoitos. Entretanto, possui dois grandes diferenciais. O primeiro é o preço do pãozinho, que é mais barato, entre R$ 0,15 e 0,20, a unidade. O segundo é o termo comunitária. Toda a renda adquirida pela padaria será revertida para a Associação de Moradores do Jardim Colombo, que repassará a verba para a comunidade por meio de projetos sociais.

Batizada de Sedução do Trigo, a padaria comunitária inaugurada ontem, foi uma idéia de Ivanildo Costa e sua esposa, que, como membros da Associação de moradores do Jardim Colombo, perceberam a necessidade de angariar mais fundos para a comunidade. Decidiram fabricar pães na própria Associação. “Precisávamos de renda, e sabíamos que, vendendo pãezinhos, necessidade diária para os moradores da comunidade, conseguiríamos dinheiro”, conta Ivanildo.

A Associação de Moradores entrou em contato com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que proporcionou toda estrutura necessária para que fosse criada a padaria comunitária, em um terreno ao lado da Associação. Primeiro, foi realizada a adequação do local, e todos os procedimentos para que ali pudesse funcionar uma padaria. Depois, foram comprados os equipamentos necessários, como os fornos industriais. “Se não tivéssemos o apoio da Sehab, nunca teríamos uma padaria comunitária aqui na região”, afirma Ivanildo.

A padaria conta com um padeiro profissional, que ministra cursos, de capacitação no trabalho com pães, visando abertura de novas oportunidades de emprego para os moradores em padarias e mercados da região. O curso que será ministrado no Jardim Colombo terá apoio da equipe de assistentes sociais da Sehab e duração de três meses. Depois de formado, o morador receberá um diploma. “Além de ser mais barato, o pão é de qualidade, afinal, temos um padeiro profissional”, explica Ivanildo. “A padaria tem características de uma mini-fábrica, e isso é mais um fruto das obras que a Sehab vem proporcionando aqui em nossa região”, finaliza.