Prefeitura apresenta plano habitacional aos moradores da Vila da Paz para 2015

Plano prevê que 120 famílias que ocupam a área irão para Conjunto São Sebastião em abril do próximo ano e o restante das 276 famílias sejam reassentadas no Conjunto Iguape B, no segundo semestre de 2016. Área atual vem recebendo água e eletricidade

Fonte:SECOM

O prefeito Fernando Haddad apresentou na tarde desta segunda-feira (12) o plano habitacional proposto para o reassentamento de 296 famílias que vivem na Vila da Paz, em Itaquera, próximo a Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Após mais de 20 anos de espera, ocupando irregularmente um terreno que fica na beira do Córrego Rio Verde, as famílias serão completamente encaminhadas para moradias dignas, em duas etapas, até o segundo semestre de 2016.

As 120 famílias que estão nas áreas de risco da ocupação serão encaminhadas para o Conjunto Habitacional São Sebastião, que fica na mesma região que estão atualmente, quando as obras do empreendimento forem concluídas, com previsão para abril de 2015. O conjunto seria entregue ainda em 2014, mas sofreu uma ocupação de um movimento sem-teto no fim do ano passado, atrasando a inauguração. Essas famílias serão atendidas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.

Outras 276 famílias da Vila da Paz, que vivem em áreas que não oferecem risco no momento, serão reassentadas no Conjunto Iguape B. O empreendimento, que é feito por uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Governo do Estado, com terreno doado pela Prefeitura, deverá ser entregue no segundo semestre de 2016.

O prefeito respondeu perguntas de moradores em evento no Parque Linear Rio Verde e depois, visitou a Vila da Paz junto com lideranças locais. “O terreno, nos dois casos, é da Prefeitura e está sendo doado gratuitamente. Em um caso, serão atendidos pelo Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e em outro pela CDHU, que é do Governo Estadual. Então, as esferas municipal, estadual e federal estão unidas em torno desse projeto importante para essas pessoas”, disse o prefeito.

Enquanto não são atendidas, as famílias da Vila da Paz tem recebido apoio de infraestrutura para que possam ter mais dignidade. Após autorização judicial, em parceria com a Sabesp e a Eletropaulo, foram iniciadas no último mês, obras para a instalação de fornecimento de água e energia elétrica na comunidade. A expectativa é que as moradias provisórias contem com relógio de luz e água até o fim do semestre.

As obras atendem também a um pleito da comunidade, que queria novas moradias, mas sem atendimento pelo auxílio-aluguel, saindo dos barracos diretamente para novos apartamentos. “Nosso compromisso, desde o início, é que o atendimento habitacional fosse feito na mesma região, de forma com que tudo o que está sendo feito para Itaquera, como as oportunidades de emprego e melhorias de infraestrutura, vocês possam aproveitar”, disse a vice-prefeita e coordenadora da SPCopa, Nádia Campeão.

Manutenção
Enquanto não vão para as habitações definitivas, os moradores da Vila da Paz também vem recebendo serviços de manutenção e apoio social. Para evitar enchentes, a Subprefeitura de Itaquera tem realizado a limpeza e desobstrução do Córrego Rio Verde e a coleta de lixo passou a ser diária na comunidade. A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou nos últimos meses, o cadastro único de todos os moradores para que possam participar de programas como o Bolsa Família. A Subprefeitura iniciará, ainda neste semestre, a criação e implantação do Previn, para que os moradores sejam treinados para ajudar a evitar incêndios no local. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou no último mês, a vedação de caixas d’água para evitar a proliferação da Dengue e também, o controle de zoonoses contra roedores.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda iniciará nas próximas semanas, um cadastro com as 120 famílias que deixarão a ocupação até abril de 2015 para mapear e garantir vagas em escolas de Ensino Fundamental mais próximas das novas moradias. Um Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) Móvel irá até o Parque Linear Rio Verde, ao lado da Vila da Paz, para ajudar os moradores a obterem empregos na própria Zona Leste.

“Esse é um esforço de toda a Prefeitura e espero que todos os moradores da Vila da Paz, depois de anos de luta da comunidade, possam ter suas casas de forma digna e em condições de crescer ainda mais”, afirmou o secretário municipal da Habitação, José Floriano de Azevedo Marques Neto.