Com obras do Programa Mananciais, Chácara do Conde II está mais próxima de se tornar bairro

Por Graco Braz Peixoto


Obras de contenção no Ribeirão Cocaia: projeto voltado ao meio ambiente

A Chácara do Conde II, um loteamento de 1988, com mais de 270 mil m² no extremo da zona sul, às margens das represas Billings e Guarapiranga, abriga exatas 521 famílias, que viviam em condições precárias. São mais de 2 mil pessoas que acompanham a transformação radical em um novo bairro, desde maio de 2008, quando o Programa Mananciais, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), deu início a uma lista extensa de melhorias na região. As ações têm por objetivo implantar completa infraestrutura urbana no loteamento, para amenizar os impactos e efeitos negativos que a ocupação desordenada causa ao meio ambiente, e dar à comunidade o conforto de usufruir os serviços públicos.

As intervenções abrangem obras de adequações do sistema viário, que incluem pavimentação com blocos de concreto permeáveis para facilitar a drenagem de águas, reformas para melhorar a mobilidade da população, implantação de redes de esgoto sanitário, redes de água potável, canalização do córrego Ribeirão Cocaia e seu afluente, obras de contenção e eliminação de riscos geotécnicos, guias e sarjetas e a construção de unidades habitacionais para as famílias que foram removidas por conta de medidas de segurança.

A transformação desse núcleo em área urbanizada ocorre simultaneamente a outras 80 áreas da região, que passam pelo mesmo processo sob o comando da Sehab. “O Programa Mananciais integra a cidade informal aos padrões de uma cidade civilizada. Com 81 obras em curso, estamos levando serviços de urbanização e saneamento a mais de 250 mil pessoas em toda essa área que compreende as duas represas. E todo planejamento é feito olhando para o cidadão e o meio ambiente”, diz Ricardo Sampaio, diretor do Programa Mananciais. Segundo ele, a região dos mananciais abriga mais de dois milhões de pessoas.

Outra obra de importância vital para o meio ambiente é a construção da rede de esgotos - feita pela Sabesp por meio do Programa Córrego Limpo, do governo estadual -, que levará os efluentes para tratamento na Estação de Tratamento de Barueri. Depois de tratados, serão lançados na rede hídrica do Estado, sem prejuízo para a saúde dos rios.

As obras da Chácara do Conde II têm obedecido ao cronograma, que prevê para o fim deste semestre a entrega de um novo bairro à população. Além dos recursos do Estado, por meio da Sabesp, o Programa Mananciais tem ainda o apoio do Fundo Municipal de Habitação e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.