3ª Semana de Bibliotecas incentiva leitura em Paraisópolis

Por Luiz Rocha Pombo


O evento contará com apresentações de música, dança, teatro, poesia e capoeira

Paraisópolis, futuro bairro na zona sul da cidade de São Paulo, receberá nos dias 28, 29 e 30 de abril a III Semana Cultural das Bibliotecas de Paraisópolis. O objetivo é conscientizar os jovens da comunidade da importância da leitura e de como esse hábito pode contribuir para que tenham um futuro mais promissor.

O público-alvo são especialmente as crianças, mas o evento é aberto a pessoas de todas as idades. “Buscamos envolver o público em geral, por meio de dança e música, para que todos aqueles que gostam de ler, ou mesmo os que não se interessam, possam observar na leitura algo fundamental”, explica Gilson Rodrigues, presidente da Associação União dos Moradores de Paraisópolis.

Haverá também saraus e espetáculos de teatro, poesia e capoeira, apresentados por grupos de voluntários, todos voltados para a importância da leitura. Nos intervalos, o público será presenteado com livros. E da Banca do Futuro, na verdade, uma banca de jornal-biblioteca, partirá uma marcha que vai distribuir livros à população local. “Não queríamos que o ato de ler se tornasse uma coisa chata para as crianças”, diz Gilson.

Organizada por cinco bibliotecas da região (Biblioteca União dos Moradores, BM&F Bovespa, Instituto Albert Einstein, Becei, CEU Paraisópolis), a Semana Cultural das Bibliotecas de Paraisópolis terá mais cinco edições ao longo do ano - a próxima será em junho. “A última vez, foi em 2008, mas, como poucas crianças frequentam as bibliotecas da região, nós e os organizadores resolvemos fazer mais edições”, explica Gilson, e completa: “Ler é muito importante e incentivar tal atitude é contribuir para uma sociedade melhor”.