120 moradores do Jd. Damasceno mudam para o City Jaraguá

Por Luiz Rocha Pombo


Conjuntos A e B, no City Jaraguá, já abriga novos moradores

Desde o dia 20 de abril, 120 famílias do Jardim Damasceno, que tiveram de ser reassentadas por conta das obras do parque linear Córrego do Canivete, no Jaraguá, começaram a ocupar seus novos apartamentos no City Jaraguá, em Pirituba (zona oeste).

O conjunto A, que engloba os blocos A1, A2 e A3, recebeu 60 famílias, enquanto as outras 60 se mudaram para os blocos B3, B4 e B5, no conjunto B. Com investimento da Prefeitura de aproximadamente R$ 6,6 milhões, cada bloco tem cinco andares, incluindo o térreo, onde nove apartamentos adaptados para idosos e portadores de necessidades especiais distribuem-se entre os seis blocos, conforme solicitação dos moradores. Essas unidades têm portas mais largas e barras de apoio no banheiro e na cozinha. Já os andares altos, afastados do barulho, destinam-se aos trabalhadores noturnos. E todas unidades têm medidores individuais de água e gás.

A ocupação do City Jaraguá teve início em 1995, com o atendimento às famílias do antigo alojamento da própria área, participantes do Programa de Canalização de Córregos (Procav) e do Programa de Verticalização de Favelas (Prover). Com o objetivo de ser uma opção de reassentamento para famílias originárias de várias regiões da cidade que moravam em favelas, áreas de risco, perto de córregos com intervenções, alojamentos e mutirões, o projeto ficou conhecido como “pulmão”.

O conjunto já possui aproximadamente 20 mil moradores, 3.796 unidades habitacionais, 5 escolas, duas creches, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), grandes áreas verdes, um parque linear e um centro comercial – o “shopping”, para a população local. Para julho, está prevista a entrega de mais 120 unidades habitacionais no City Jaraguá, somando 240 novas moradias.