Sehab e Secovi treinam futuros síndicos de conjuntos habitacionais

Por Luiz Rocha Pombo


Curso inédito deu tão certo que a segunda edição já tem data de início: 19/06

Por meio da Habi-Sudeste (divisão regional da Superintendência de Habitação Popular), a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) firmou parceria com a Universidade Secovi para criar o primeiro curso de Administração de Condomínios voltado para habitação de interesse social (HIS). Lançado há um mês, a iniciativa inédita já exibe resultados animadores: o estatuto com normas de convivência para o condomínio ainda em construção no Jardim Celeste V, elaborado por 20 alunos.

Maria Helena dos Santos, uma das alunas que elaborou o estatuto, conta que o grupo se reúne duas vezes por mês para aplicar os assuntos aprendidos nas aulas. “Colocamos em nosso estatuto os temas que entendemos que são mais importantes para os moradores, como manutenção do edifício, uso correto do gás e dos extintores”, explica.

Com aulas aos sábados, das 8h às 14h, a classe é composta por 50 alunos, formada por moradores de Heliópolis, do Jardim Celeste V e da Cidade Azul, e por técnicos da Habi-Sudeste. A grade foi elaborada a partir da experiência da Sehab nos residenciais existentes. “Antes, treinávamos os moradores baseados no conhecimento adquirido na prática. Mas com a entrega e construção de mais conjuntos habitacionais, vimos a necessidade da orientação de especialistas para atender à demanda crescente. Então, buscamos o Secovi, que é o maior especialista na área de condomínio”, diz Sueli Girardi, coordenadora da equipe social da Habi-Sudeste.

Conhecer esses projetos e o perfil da população foi fundamental no preparo do curso e dos professores, por exemplo, evitando o uso de termos muito técnicos para tornar o conteúdo o mais compreensível possível e lançar mão de dinâmicas de grupo para não deixar a aula monótona. “Ensinamos a administrar, sobre direitos e deveres, mas também como liderar os demais moradores”, explica Guilherme Ribeiro, coordenador e professor do curso.

As disciplinas vão desde manutenção predial e principais obrigações até resolução de problemas e conflitos. Ao final do curso, todos receberão um certificado de conclusão do Secovi, o que pode abrir as portas do mercado de trabalho.“Pesquisamos as vagas disponíveis em Heliópolis e descobrimos que uma das que mais contrata é a de porteiro. E o aluno treinado em administrar condomínio tem muito mais chances de conquistar essa vaga”, diz Sueli.

Carlos Alberto Romualdo até planeja se candidatar a subsíndico: “Aprendemos quais são as normas de segurança, como utilizar as saídas de incêndio e legislação. Já me sinto preparado para zelar por pessoas e por um condomínio todo”, conta, entusiasmado. A experiência deu tão certo que a Habi-Centro será a próxima regional a participar do curso, que terá início em 19 de junho.