Urbanização de Heliópolis impressiona princesa da Bélgica

Por Patrícia Geiger


Secretário Alexandre Scheneider, Princesa Mathilde, representantes da UNAS e Elisabete França
 

Em visita oficial a São Paulo, a princesa Mathilde, da Bélgica, esteve em Heliópolis no dia 18, onde conversou com crianças e adolescentes e ficou impressionada com o pouco que conheceu do trabalho de urbanização em curso na maior comunidade informal da capital.

Acompanhada da embaixatriz Carmem Misson, e da consulesa geral da Bélgica, Alexandra Maria Fernandes da Costa, além de membros do gabinete e de aproximadamente 15 jornalistas de seu país, a princesa foi recepcionada pelo secretário municipal da Educação, Alexandre Scheineder, e pela superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação, Elisabete França. Também fizeram parte da recepção Renato Ribeiro Nunes, subprefeito do Ipiranga, Carlos Marchetti, gestor do CEU, e José Waldir Gregio, diretor regional de educação.

A comitiva real visitou o Centro de Educação Unificada (CEU) e o Centro de Educação Infantil (CEI), onde a princesa conversou com as crianças e recebeu flores e um cartão de agradecimento. Na biblioteca, ela viu uma pequena exposição de desenhos e ganhou uma tela de um aluno, representando a classe. No grupo de “contação” de histórias, a princesa presenteou as crianças com jogos educativos belgas e no auditório do CEU, acompanhou emocionada a apresentação do coral de crianças e adolescentes do “Projeto Guri”.

De Elisabete França, os visitantes ouviram atentos um resumo sobre a urbanização na comunidade. E os números de Heliópolis impressionam: ocupação de 30 anos, com 100 mil habitantes (sendo que 70 mil vivem em casas) em uma área de cerca de 1 milhão de m², dividida em 14 glebas, das quais 3 estão em intervenção e 3, em licitação; R$ 180 milhões investidos; 1.385 unidades habitacionais e 23 comércios entregues, 861 moradias em construção; reforma e transformação do posto de atendimento em Ambulatório Municipal de Especialidade, além da cessão de vários terrenos para abrigar equipamentos públicos, como Bairro Educador, Centro Paula Souza, Instituto Bacarelli, CEU, escolas e creches.

“Em breve, Heliópolis vai se tornar um novo bairro, com toda infraestrutura necessária para melhorar a qualidade de vida da população”, disse a superintende da Sehab. Já a presidente da associação de moradores – Unas, Antônia Cleide Alves, ressaltou: “Estou nessa comunidade desde 1972, e vejo o quanto é importante o envolvimento de toda a comunidade nos projetos que envolvem ações públicas”.

Ao final, a princesa Mathilde se despediu com uma mensagem, em português, para a Rádio Heliópolis: “Estou muito contente em conhecer Heliópolis e todos vocês; um abraço a todos”.