Secretaria Municipal de Habitação realiza oficina para discussão do Plano Municipal de Habitação

Na primeira oficina, seis grupos formados por técnicos das regionais e Coordenadorias da Sehab debateram os pontos fortes e fracos do Plano Municipal de Habitação. A versão atualizada do PMH deve ser apresentada à Câmara Municipal até julho de 2015

 A Coordenadoria de Planejamento da Sehab realizou a primeira oficina para discussão das matrizes da revisão do Plano Municipal de Habitação (PMH). O workshop aconteceu na sede da secretaria de Habitação, dia 06.11, no 26º andar do Edifício Martinelli.

As discussões foram pautadas para elaborar as diretrizes e adequações da versão atualizada do PMH - segundo o que está previsto nas normas do novo Plano Diretor Estratégico.

Os grupos expuseram suas sugestões dentro de quatro questões, separadas em dois painéis. Na primeira lousa as questões foram: o que facilita e o que dificulta o trabalho com os programas, projetos e a gestão de recursos públicos. Em um segundo momento, o tema que subsidiou o debate foi o que poderia ser incluído ou retirado do Plano Municipal de Habitação.

“Agradeço a presença e os comentários de todos que estiveram presentes nesse fórum de debate. Percebemos que os argumentos dos profissionais da Sehab caminham em uma mesma direção. Isso mostra que todos vivenciam a experiência de modo intenso e que nessa mesma sintonia iremos sugerir mudanças significativas na versão atualizada do PMH”, ressaltou Marcia Maria Fartos Terlizzi, Coordenadora de Planejamento da Sehab.

A ferramenta de planejamento online, Habisp.plus, foi elogiada e deve ser incrementada para aperfeiçoar o monitoramento das ações das metas habitacionais de governo.

Alguns grupos ilustraram a mesa com sugestões de incremento de participação popular e também para que haja maior interface entre as secretarias ao desenvolver etapas de projetos. Outras oficinas serão agendadas para dar seqüência e assim poder selecionar as alterações e inclusões que serão conteúdo do Plano Municipal de Habitação atualizado.

Plano Municipal de Habitação
O Plano Municipal de Habitação (PMH) trata do planejamento estratégico da política habitacional, distribuindo as intervenções em quatro quadriênios, com um universo temporal iniciado em 2009 com previsão de término em 2024.

De acordo com o que prevê o novo Plano Diretor Estratégico – que estabelece objetivos, diretrizes e prioridades da política habitacional na cidade – o Plano Municipal de Habitação será revisto e enviado à Câmara Municipal até julho de 2015 para ser concluída a sua versão atualizada.