PPP para Habitação no Centro é apresentada ao Grupo de Trabalho do Conselho Municipal de Habitação

Objetivo foi inteirar o grupo de trabalho sobre a questão da moradia popular na região central da cidade

 A apresentação da PPP (Parceria Público-Privada) para habitação no Centro, do Governo do Estado, aconteceu na Central de Habitação, dia 02.12. O subsecretário da Agência Casa Paulista, Reinaldo Iapequino exibiu e explicou as diretrizes da parceria, que envolve Governo do Estado, Prefeitura e iniciativa privada.

A agenda foi uma solicitação dos membros do GT para aprofundarem e se atualizarem sobre os planos do poder público para a moradia popular do Centro. Cerca de 40 pessoas participaram da agenda, entre membros do Grupo de Trabalho do Centro e autoridades.

São quatro grandes lotes que se estendem pelo perímetro do Centro expandido. O novo programa habitacional promete construir as moradias em bairros centrais: Bom Retiro, Santa Cecília, Brás, Pari e Belém. Serão 14 mil unidades habitacionais e equipamentos públicos. Desse total de unidades, serão nove mil para HIS (Habitação de Interesse Social) e outras cinco mil para HMP (Habitação de Mercado Popular).

Das nove mil moradias para habitação social, 25% dos apartamentos serão para os movimentos populares devidamente cadastrados e homologados por um edital que será lançado pela Agência Casa Paulista.

Grupos de Trabalho
O Conselho Municipal de Habitação 5º Biênio está com quatro grupos de trabalho vigentes, são eles: Planejamento Habitacional, Demanda Social, Programas Habitacionais, Mediação e Atuação em Conflitos Fundiários. O respaldo legal está no extrato das deliberações dos membros do Conselho Municipal de Habitação na 2º reunião ordinária – Gestão 2014/2016, conforme publicado no Diário Oficial do Município, quinta feira dia 1º de outubro.

O objetivo é debater e apresentar temas referentes aos quatro assuntos centrais que representam cada GT e evoluir a política habitacional através de votações e outros interesses julgados em reuniões do Conselho Municipal de Habitação Biênio 2014-2016.