Depois do sucesso em SP e Olinda, exposição “Cidade Informal no Séc XXI” chega ao Rio

Mostra com projetos de urbanização de favelas da Sehab ocorre no Instituto de Arquitetos do Brasil

Por Luiz Rocha Pombo

Depois do sucesso em São Paulo e Olinda, a exposição “A Cidade Informal no Século 21” chega ao Flamengo no Rio de Janeiro. A mostra com projetos de urbanizações de favelas da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (Sehab), ocorre no Instituto de Arquitetos do Brasil, a convite de Sérgio Magalhães, doutor em urbanismo e terá palestra de Elisabete França, Superintendente de Habitação Popular no dia 14 de junho, abertura do evento.

Com curadoria da arquiteta Marisa Barda, “A Cidade Informal” apresenta estudosde pós-graduandos das universidades americanas Harvard e Columbia, e da Escola da Cidade de São Paulo. Dividida pelos temas Conexões, Transições, Fruições e Transformações, a exposição interativa compõe-se de painéis e maquetes, que detalham cada projeto por meio de croquis, fotos, mapas e textos, “reunidos a partir de quem os produziu e pelo enfoque de cada um, o que permite uma análise crítica mais profunda”, segundo a curadora.

Além de assistir a vídeos da última Bienal de Roterdã, propor soluções por escrito e de acessar dados sobre a São Paulo informal armazenados no sistema de mapeamento de assentamentos precários da Sehab, o Habisp.

Entre os participantes do evento, estão grandes nomes da arquitetura mundial como o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), doutor em urbanismo e arquiteto Sérgio Magalhães, e o também urbanista e arquiteto Manoel José Ribeiro.

Estão ocorrendo os acertos finais para que a exposição seja levada para outras cidades brasileiras, que já demonstraram interesse pela mostra. “A Cidade Informal no Século XXI” será coroada com sua apresentação na Bienal de Veneza, em 28 da agosto ganhando amplitude internacional.


Serviço

A Cidade Informal no Século 21
De 15 de junho a 15 de julho
Segunda a sexta das 10 às 20h
Instituto de Arquitetos do Brasil (RJ)
Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo, Rio de Janeiro
Tel: (21)2557-4480/4192