Famílias em área de risco com mais de 20 anos são cadastradas

Cerca de 135 famílias da ocupação Jahu-Cangaíba irão começar a receber auxílio aluguel até o atendimento habitacional definitivo. Há mais de 20 anos essas famílias moram no viaduto Cangaíba, na região da Penha.

 Em reunião no gabinete da Secretaria Municipal de Habitação, nesta terça-feira (10), os representantes da ocupação Jahu-Cangaíba - uma área de risco com 135 famílias – foram recebidos pela equipe da Sehab.

O local apresenta risco estrutural e é ocupado por moradias precárias em madeira sem energia elétrica, além da dificuldade de acesso para as famílias com crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A secretaria atua na ocupação desde o ano passado. Foram feitas visitas, relatórios sociais e conversas com os moradores. Em agosto de 2014 as famílias foram cadastradas na subprefeitura Penha para depois serem incluídas no auxílio aluguel. Do total das 135 famílias, foram 122 famílias cadastradas, sendo que 13 delas se recusaram a fazer o cadastro.

O prazo para permanência das famílias no local é até 30 de março. Depois dessa data a subprefeitura irá remover as famílias e a partir daí as famílias cadastradas começarão a receber o auxílio aluguel. São R$ 1.200 pagos trimestralmente, o que corresponde a R$ 400 mensais.

No total são 135 famílias e a área foi separada em cinco setores: setor 1 com 48 domicílios, setor 2 com 8 domicílios, setor 3 com 34 domicílios, setor 4 com 18 domicílios e setor 5 com 27 famílias.