Atividade ecológica recupera quadra poliesportiva em Heliópolis

1º Dia da Atitude Ambiental mobilizou crianças em prol da despoluição

Por Luiz Rocha Pombo

Uma quadra poliesportiva restaurada, um parque limpo e renovado pela plantação de novas mudas, e uma miniquadra em condições de uso foram frutos do 1º Dia da Atitude Ambiental em Heliópolis, realizado no último dia 22. Organizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), por meio da equipe social da Habi-Sudeste (divisão regional da Superintendência de Habitação Popular) em parceria com a Polícia Militar, AES Eletropaulo, UBS Almirante Delamar e UNAS Heliópolis, o evento mobilizou crianças à despoluição.

A atividade realizada com moradores da Gleba N de Heliópolis contou com mutirão de limpeza de assistentes sociais da Subprefeitura do Ipiranga, oficinas sobre reciclagem e malefícios à saúde causados pelo acúmulo de lixo, ações socioeducativas promovidas pela PM e pelo personagem Caipira, encarnado por um dos assistentes sociais da Habi-Sudeste, além de eventos esportivos organizados pelo Instituto Ana Moser.

As crianças interagiram criando brinquedos com garrafas Pet, ajudando a recolher o lixo da quadra poliesportiva, plantando mudas de árvores no parque e participando de competições futebol e queimada. Boas práticas foram recompensadas: ao jogar o lixo na lixeira correta, respeitando cada material, por exemplo, elas ganhavam doces ou brinquedos.

Maxwel, 14, é uma das crianças que mais atua nos eventos socioambientais promovidos na área. Nascido em Heliópolis, participa há 9 meses das atividades realizadas na região. Pró-ativo e curioso, ele fala sobre um mutirão organizado pelos adolescentes: “Sempre falo para meus amigos manterem a quadra limpa. Mas um dia que estava tudo sujo, chamamos os meninos, pegamos umas sacolas e limpamos”, conta.

Para o Sargento Carvalho, comandante do policiamento comunitário de Heliópolis, a despoluição implica até no aumento da segurança dos moradores. “Locais com muito lixo trazem insegurança e não se desenvolvem. Pessoas podem esconder objetos no lixo. Com a limpeza vem junto a organização do espaço, permitindo uma maior harmonia local”, afirma.

“A iniciativa alcançou o objetivo, que era o de sensibilizar os jovens sobre a importância do cuidado de sua região, e a retirada do lixo e a pintura da quadra de esportes ainda permitiu que essa área voltasse a ser utilizada, resgatando sua função, que é a de ser um espaço de lazer para a comunidade”, finaliza Cléo Granado, assistente social da Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos).