Festa Junina anima Vila dos Idosos

Por Patrícia Geiger

A terceira edição da Festa Junina da Vila dos Idosos, realizada no salão de festas do condomínio, no dia 25 de junho, foi pra lá de animada: começou às 16 horas e só terminou às 22h. O evento organizado pelo departamento social da Habi-Centro - divisão regional da Superintendência de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) - em conjunto com a Diagonal Urbana, contou com maciça participação dos moradores e a parceria da ASA (Ação-Solidariedade-Amor), braço social da Marinhos Despachantes.

A empresa contábil, que está presente no bairro do Pari há 42 anos, e participa ativamente nas ações festivas na Vila, doou todas as comidas, bebidas e brindes, além de disponibilizar mais de 30 voluntários na animação e organização das barracas. “É uma alegria colaborar com as ações realizadas aqui, pois a Marinhos sempre teve uma grande preocupação com a responsabilidade social, principalmente com as crianças e os idosos”, ressalta Elza Aguiar, diretora da Marinhos Despachantes. “É um grande privilégio poder conviver com pessoas que nos ensinam tanto com seus exemplos de vida.”

Os moradores planejaram a festa com bastante antecedência. Durante todo o mês, abusaram da criatividade e se empenharam na composição dos trajes. Montaram uma oficina de costura para customizar as calças e camisas dos homens e os vestidos floridos e chapéus ou flores como acessório de cabeça.

“É muito importante este momento de festividade entre os moradores, funcionários e parceiros, pois promove um clima de integração, trabalho em conjunto, alegria e principalmente propicia vínculos de amizade que são fundamentais para conviver em qualquer lugar” fala Maria José Calderini (não sei se é assim que se escreve), coordenadora social de Habi-centro.

No cardápio para lá de apetitoso, mais de 20 tipos de quitutes típicos, como churrasquinho no espeto, cachorro quente, cuscuz caipira, pipoca, amendoim torrado, pé de moleque, doce de abóbora, arroz doce e bolo de fubá, entre outras guloseimas. Mas a animação não ficou só nas delícias do cardápio. Muitas brincadeiras deram o tom de descontração: Barraca da Pescaria, Árvore da Surpresa, Argola Premiada e Boca do Caipira, além do tradicional Correio Elegante, com mensagens amigáveis e positivas. “Participo de todas as festas e incentivo todos meus amigos a participarem, pois me dá grande satisfação”, fala Maria Socorro Teixeira, 69 anos.

O ponto alto da festa foi a tradicional quadrilha, que ganhou duas versões: uma formada pelos voluntários da ASA, outra, pelos moradores da Vila dos Idosos e voluntários. Ao som de música alegre e característica das grandes quermesses, os moradores da Vila brincaram e se divertiram mostrando a todos que animação não tem idade. Os “noivos” da quadrilha foram escolhidos entre os moradores, pois são conhecidos como “casal 20”, já que participam de todas as atividades e estão sempre juntos. “Participar das festas sempre levanta nosso astral e faz com que tenhamos ainda mais amizade entre os vizinhos”, diz Maria de Fátima Oliveira, 56 anos, esposa de Adhemar de Campos, 71.

Durante todo o ano são organizadas diversas atividades e comemorações especiais para promover a integração e o bem-estar. “É de fundamental importância momentos como esses, principalmente para pessoas que fazem deste lugar sua verdadeira família. Por isso, já estamos programando a próxima atividade, que deve ser um jantar especial em comemoração ao Dia dos Pais”, adianta Maria José Calderini.