Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria que beneficia famílias atingidas pela enchente na zona leste

Convênio lança Programa Novo Começo e cartão do Auxílio Moradia Emergencial

Por Bete Hoppe

Em cerimônia realizada no dia 1º de julho, no Parque Vila Jacuí, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), firmaram parceria em prol das famílias vítimas dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas de dezembro e janeiro na zona leste.

O novo convênio, assinado pelo governador Alberto Goldman e o prefeito Gilberto Kassab, institui o Programa Novo Começo e o cartão do Auxílio Moradia Emergencial (AME).

Desde a tragédia que atingiu seis bairros nas várzeas do Tietê durante o verão, os governos municipal e estadual vêm monitorando e agindo junto aos afetados pelas águas para solucionar o problema habitacional dessa população.

Com o Programa Novo Começo, 3.700 famílias receberão um adicional de R$ 1.000 para cobrir pequenas perdas materiais. Vale lembrar que as 340 famílias contempladas com apartamentos da CDHU em Itaquaquecetuba também serão inseridas no Programa Novo Começo.

Já o cartão do AME se destina às 3.753 famílias que há seis meses recebem o Auxílio-Aluguel, e a partir de agora poderão sacar o benefício no Banco do Brasil, sem o inconveniente de terem de se deslocar até a Sehab, no centro, para a retirada do cheque. Com a parceria, a Prefeitura vai dividir com a CDHU as despesas desse benefício, no valor de R$ 300 mensais, por seis meses, renovável pelo tempo que for necessário até a solução habitacional definitiva