Nova ‘Central da Habitação’ reúne atendimentos da Cohab e da Sehab e prevê receber 500 pessoas por dia

Por Luiz Rocha Pombo

“Ganhei quase duas horas”. É assim que Maria da Conceição resume sua satisfação com a nova Central da Habitação, que reúne o atendimento ao público da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação) e da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo). Em funcionamento desde 13 de julho, na Av. São João, 299 (centro), a nova sede foi inaugurada oficialmente no dia 2 de agosto, com a presença do prefeito.

Com 62 novos computadores, a central está instalada em um prédio de quatro andares, com 1.900 m² - quase três vezes maior que a área dos antigos endereços, nas ruas Boa Vista e São Bento. O térreo e o pavimento superior são ocupados pela Cohab, enquanto o 1º subsolo destina-se ao atendimento da Sehab. Já no 2º subsolo a criançada pode se divertir na brinquedoteca e gibiteca, sempre acompanhada por uma estagiária de pedagogia.

Além disso, o local é de fácil acesso por transporte público, muito próximo a terminais de ônibus e às estações São Bento, República e Anhangabaú do metrô.

Cohab

Composta por uma equipe de técnicos, assistentes sociais, pedagogas e advogados, a Cohab disponibiliza 53 serviços, dos quais 20 agora também estão disponíveis na Internet (veja a lista no boxe). Há ainda mais duas novidades: o autoatendimento e o call center. “Muitas vezes, o serviço está disponível na Internet, mas o munícipe não sabe usar o computador. Os estagiários ficam à disposição para orientar e ajudar o público a utilizar essa poderosa ferramenta. Isso agiliza o processo e diminui a fila”, explica Élcita Ravelli, diretora administrativa da Cohab.

O call center conta com quatro funcionários, preparados para esclarecer pelo telefone todas as dúvidas sobre os programas e serviços, inclusive aqueles disponíveis na Internet, como emissão de segunda via de contrato e de boleto, e retirada de folhas de pagamento. E eles também ligam para os mutuários, por exemplo, para explicar sobre o lançamento de novos planos e programas.“Com todas essas novidades esperamos que o tempo de cada atendimento seja no máximo de 1h30, o que significa 50% mais rápido”, ressalta Élcita.

Sehab

Na ala da Secretaria de Habitação, o munícipe tem acesso a todos os serviços prestados pela Superintendência de Habitação Popular (Habi) no antigo endereço: Plantão Social, Parceria Social, Contratos e recebimento de verba de apoio.  Estão mantidos os dias da semana em que as equipes de assistentes sociais de cada regional da Habi recebem o público (veja boxe).

O mobiliário novo privilegia o conforto, enquanto a divisão em baias garante a privacidade na hora do atendimento. “As divisórias vão facilitar muito o trabalho do técnico social, porque o público fica mais à vontade, mais tranquilo, para contar seus problemas sem que os outros fiquem olhando”, explica Nancy Cavallete, diretora da Habi Social.


BOXES
Serviço
Central da Habitação
Segunda a sexta: das 8h às 16h
Av. São João, 299 – Centro
Tel.: (11) 3396-8989

Serviços da Cohab

1. Abatimento de Parte das Prestações do Financiamento com Recursos do FGTS
2. Acerto Cadastral
3. Alteração Contratual- Termo de Cessão
4. Alteração Contratual-Transferência
5. Alteração Contratual-Transferência com adesão ao P.1000
6. Alteração Contratual-Transferência de Alienação
7. Alteração contratual-Cessão Judicial
8. Alteração Contratual-Cessão Parcial
9. Alteração de Categoria Profissional
10. Alteração de Endereço para entrega de Correspondência
11. Alteração do Dia de vencimentos da prestação
12. Amortização extraordinária do financiamento com Recursos do FGTS
13. Amortização extraordinária do financiamento com Recursos Próprios
14. Analise de Documento- Carta de Sentença
15. Analise de Documento- Procuração
16. Analise de Documento- Contrato de Gaveta
17. Atualização de dados pessoais do cliente
18. Autorização – Cancelamento de Pendência Credora – ACETEL
19. Autorização – Cancelamento de pendência credora – Pagamento em Duplicidade
20. Autorização – Salão de Festa Olarias
21. Autorização-Homologação do FCVS
22. Comunicado de Sinistro - Danos Físicos
23. Comunicado de Sinistro - Invalidez Permanente
24. Comunicado de Sinistro - Morte
25. Comunicado de Sinistro - Morte Presumida
26. Comunicado de Sinistro - Pericia Medica
27. Declaração de Desistência Ação – ACETEL
28. Dilatação/Redução do Prazo Contratual
29. Emissão de 2ª via da Prestação
30. Exclusão da Situação SSS- Acerto Pendência
31. Informe para Imposto de Renda
32. Liquidação Antecipada do Acordo com Recursos Próprios
33. Liquidação Antecipada do Financiamento com Recursos do FGTS
34. Liquidação Antecipada do Financiamento com Recursos Próprios
35. Manutenção de Empreendimento -Locação Social
36. Planilha de Evolução do Financiamento e/ou acordos
37. Prenotação Cartorária
38. Programa 1000 – Complexo Cidade Tiradentes
39. Programa 1000 – Juros Zero
40. Programa 1000-TOP-C
41. Regularização da Adesão –P.1000
42. Regularização de Prestações – Baixa de prestações pagas
43. Regularização de Prestações – Pagamento em Duplicidade
44. Regularização de Prestações – Pagas após Sinistro
45. Regularização de Prestações- Acerto Cadastral
46. Revisão de Índices de Reajuste das prestações
47. Solicitação de Declaração de isenção de ITBI
48. Solicitação de Documento Exclusão no CADMUT
49. Solicitação de Documento Via do TOP-C
50. Solicitação de Instrumentos Contratuais já assinados anteriormente.
51. Solicitação de Permissão de Usos
52. Solicitação de Planta.
53. Solicitação de Termo de Quitação


Dias de plantão das Habis

Segunda-feira – Habi Leste
Terça-feira – Habi Norte
Quarta-feira – Habi Centro
Quinta-feira – Habis Sul/Sudeste/Mananciais
Sexta-feira – Não há atendimento