Vergueirinho ganha plano pioneiro para reduzir acidentes de trânsito

Comunidade da zona leste é a primeira área de interesse social urbanizada a receber Projeto de Segurança de Pedestres

Por Bete Hoppe

Pela primeira vez, uma comunidade beneficiada pelo Programa de Urbanização de Favelas, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), ganha planejamento específico para redução de acidentes de trânsito nas vias internas do conjunto residencial. Desenvolvido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ao longo de 2009, o Projeto de Segurança de Pedestres foi implantado no Vergueirinho, na zona leste da capital, após finalizadas as intervenções urbanísticas, em julho de 2010.

A necessidade de algumas ações preventivas para garantir a segurança dos moradores ficou evidente quando um caminhão bateu na grade de proteção da área do playground do Conjunto Habitacional Vergueirinho/Divinéia, onde vivem 274 famílias.

Com a colaboração da Sehab, da Construtora Engelux, da gerenciadora Bureau, da Athenas Engenharia e da equipe social e urbanística da Diagonal, técnicos do departamento de Gerência de Projetos Viários da CET fizeram várias visitas a comunidade para análise e monitoramento do sistema viário. A partir do diagnóstico dos pontos mais vulneráveis, formulou-se uma proposta de intervenções. Segundo a assessoria da CET, o trabalho demorou a ter a aceitação dos parceiros por se tratar da primeira iniciativa em área de interesse social urbanizada, daí a necessidade de várias reuniões e palestras para esclarecer a população local e os agentes envolvidos.

Foram feitos avanços de calçada, para indicar os locais mais apropriados para travessia, ilha para disciplinar o movimento de veículos, sinalização horizontal (pintura no solo de faixas de sinalização, de pedestres e de carros), pintura refletiva para indicação da ilha, e foram colocadas placas de limite de velocidade e de regulamentação de estacionamento. Quando se avança à calçada, estreita-se a via, portanto é preciso proibir estacionar em alguns locais para fluir o trânsito.

“São alternativas para chamar a atenção dos pedestres para pontos de travessia e para reduzir a velocidade dos veículos. Intervenções simples, mas prioritárias, dentro das possibilidades, que garantem mais segurança aos moradores”, informa a assessoria da CET. Com o novo desenho do sistema viário, há redução de velocidade dos veículos, o que aumenta a segurança da população.

“A próxima comunidade que queremos incluir no projeto é a Vila União, onde as ruas do condomínio são muito movimentadas. É preciso colocar redutores, faixas, mas de acordo com as normas da CET, porque os moradores fazem intervenções sem autorização que acabam causando acidentes”, adianta Damaris Binati, coordenadora da equipe social da Habi-Leste (departamento regional da Superintendência de Habitação Popular, da Sehab).