Regularização do Conjunto Chácara das Flores está próxima de conclusão

O conjunto Chácara das Flores tem 560 unidades habitacionais, distribuídos em 28 blocos de apartamentos, e foi implantado em 1997, como parte do programa Operações Interligadas, uma espécie de antecessor das atuais Operações Urbanas

 
A regularização fundiária do Conjunto Habitacional Chácara das Flores, localizado no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, será concluída em breve, após longo processo coordenado pela Cohab-SP. Técnicos da empresa reuniram-se com moradores do conjunto, no domingo 10/4, para comunicar a notícia e combinar os próximos passos.

O conjunto Chácara das Flores tem 560 unidades habitacionais, distribuídos em 28 blocos de apartamentos, e foi implantado em 1997, como parte do programa Operações Interligadas, uma espécie de antecessor das atuais Operações Urbanas, que já possibilitava ao mercado imobiliário adquirir direitos que excediam à legislação do zoneamento, como a permissão para construir acima do limite pré-fixado. Os recursos provenientes dessas operações eram destinados ao Fundo Municipal de Habitação, financiando a construção de habitações de interesse social, como foi o caso do Chácara das Flores.

A localização do empreendimento é extremamente privilegiada, pois o conjunto é vizinho ao Parque Municipal Chácara das Flores, uma área de preservação ambiental de quase 42.000 m², com vegetação remanescente de Mata Atlântica abrangendo 40 espécies vegetais e uma fauna com 25 espécies registradas, incluindo saguis-de-tufo-branco e gambás-de-orelha-preta.

O Parque tem galpão coberto para jogos, quadra poliesportiva, playground, trilhas, pista de cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, sanitários. No local, havia a sede de uma antiga fazenda, cujas edificações foram mantidas e restauradas sendo usadas pela administração do parque e também pela comunidade. Nesse espaço foi realizada a reunião da Cohab-SP com os moradores do conjunto.