Avança processo de regularização do Jardim Piratininga na Zona Leste

Resultado de uma ocupação que data dos anos 1980/1990, o Jardim Piratininga registra uma antiga luta dos moradores pelo direito à propriedade de seus lotes

 
O processo de regularização do Jardim Piratininga, na Subprefeitura da Penha, após quase 30 anos de ocupação, enfim começa a avançar. Chamado carinhosamente por seus moradores de “Pira”, o Jardim Piratininga é vizinho do Jardim São Francisco e localiza-se entre a Avenida Cangaíba e a Rodovia Ayrton Senna, sendo cortado pela Linha 12 da CPTM.

Resultado de uma ocupação que data dos anos 1980/1990, o Jardim Piratininga registra uma antiga luta dos moradores pelo direito à propriedade de seus lotes. A regularização do "Pira" é liderada pela Coordenadoria de Regularização Fundiária (CRF) da Sehab, com apoio da DEAR Leste e parcerias com a Associação Popular dos Moradores do Jardim Piratininga e com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. A parceria com a universidade é uma estratégica inédita de sinergia e base para a criação de uma rede de atores parceiros do processo de regularização.

A ação conjunta desses parceiros tem sido decisiva para avançar a regularização do loteamento, com a participação ativa das lideranças da comunidade na delimitação do território a ser regularizado. Essa experiência em breve será debatida e analisada com os alunos da Universidade Mackenzie, em um curso de extensão que está sendo estruturado e terá início em agosto próximo.

Nas fotos abaixo, imagens da vistoria realizada pela Sehab no Jardim Piratininga, em fevereiro de 2016, com o objetivo levantar a situação da infraestrutura do local e identificar ocupações de áreas públicas.