Paraisópolis recebe visita de TV e jornal espanhóis

Por Graco Braz Peixoto

O projeto de urbanização implantado pela Secretaria de Habitação em Paraisópolis, zona sul, continua chamando atenção de governos e da imprensa internacional, em especial das reportagens com foco nos índices que refletem o crescimento da economia, como renda, emprego e habitação. Depois de receber a visita de uma delegação do governo da China, em julho, e do L’Echo, maior jornal de Bruxelas, há três semanas, Paraisópolis foi visitada nesta quarta-feira (29) por Angel Sastre, correspondente da Rede CNN em Madrid, e por Robert Mur, do jornal La Vanguardia, mais importante periódico de Barcelona.

Antes da chegada a São Paulo, Sastre manteve contato contínuo com a assessoria de imprensa da Sehab, com interesse crescente ao tomar conhecimento do alcance social dos outros projetos, das características topográficas e culturais do assentamento, e dos aspectos legais que amparam a urbanização de Paraisópolis, como por exemplo, o Estatuto da Cidade, que resultou na criação da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS, o que justifica investimentos expressivos da Prefeitura em uma área quase inteiramente privada. “O contraste que vemos aqui mostra a transformação social que acontece no Brasil”, fala Angel para a câmera, que em ritmo de cinema se desloca da visão dos barracos amontoados para os novos prédios dos Condomínios B e C.

Mais ativo por trabalhar com uma câmera de vídeo, Sastre fez um tour pelo Grotão, Grotinho, conheceu as casas sobrepostas, gravou imagens detalhadas dos prédios, como por exemplo, a solução das passarelas que ligam os edifícios e dão acesso aos moradores do lado mais alto do morro. Em entrevistas com as famílias que já mudaram para os novos apartamentos, Sastre e Mur exploraram a repercussão das novas moradias na vida da comunidade. “Observando o projeto ao vivo e nos croquis dos livros percebemos a necessidade da verticalização”, comenta Robert Mur, ao avançar pela calçada dos novos prédios do Condomínio F e ao final avistar os barracos que ainda serão removidos. “Já fui correspondente em Buenos Aires, mas vejo que aqui em São Paulo, acredito que no Brasil por inteiro os desafios de vocês têm números impressionantes”, arremata Mur, ao deixar Paraisópolis, com seu colega, em visita que se estendeu até o final da tarde.