Membros do Conselho Municipal de São Paulo tomam posse

O conselho é responsável por deliberar sobre a política habitacional da cidade, como a destinação de recursos para construção de conjuntos habitacionais, regularização fundiária e urbanização de favelas.

 Nesta quinta-feira, 21/07, membros do Conselho Municipal de Habitação tomaram posse. O conselho é composto por 48 representantes, todos com mandato de dois anos (2016-2018). No último dia 15/05 a população de São Paulo escolheu, por voto livre e direto, os 16 conselheiros de associações comunitárias e organizações populares de moradia que integrarão o Conselho Municipal de Habitação (CMH).

O conselho é responsável por deliberar sobre a política habitacional da cidade, como a destinação de recursos para construção de conjuntos habitacionais, regularização fundiária e urbanização de favelas. Os conselheiros acompanham e avaliam a gestão econômica, social e financeira dos recursos e o desempenho dos programas e projetos aprovados, além da utilização de recursos dos governos federal, estadual, municipal ou mesmo repassados por meio de convênios à Secretaria Municipal de Habitação. Outra atribuição do órgão é a definição de critérios de atendimento habitacional provisório.

No total foram 24.663 votos, sendo 23.489 votos nominais, 113 votos brancos e 1.061 votos nulos. Cabe destacar que entre os 16 titulares, 12 são mulheres, invertendo a lógica tradicional da política institucional, em que as mulheres costumam ser sempre subrepresentadas. A disputa ocorreu entre três chapas, representantes de 41 entidades. Foram 58 pontos em 32 subprefeituras e 26 escolas municipais.

Para mais fotos acesse o álbum da SEHAB.