Movimento desocupa pacificamente edifício da COHAB-SP ocupado em julho no centro de São Paulo

O prédio foi ocupado por grupo organizado, autodenominado MLSM, em 31/07/2016. Imediatamente, a GCM foi acionada, não podendo, porém, impedir o ato invasivo.

 Na segunda-feira, 8/08, a Cohab-SP coordenou as ações de desocupação pacífica do Edifício Mário de Andrade, localizado na Rua Asdrúbal do Nascimento, 268, no Centro de São Paulo. A operação contou com apoio da Subprefeitura da Sé, da CGM e da Polícia Militar e resultou na reintegração da posse do imóvel pela empresa.

O Edifício Mário de Andrade, localizado na Rua Asdrúbal do Nascimento, 268 é propriedade pública, da COHAB-SP, e está em fase de licitação para obras para uso habitacional de interesse social. Esse projeto destinasse a abrigar – em regime de locação social – demanda da população em situação de rua. Não se trata, portanto, de imóvel sem uso que não cumpra sua função social, mas sim de obra pública integrante da política habitacional do município.

O prédio foi ocupado por grupo organizado, autodenominado MLSM, em 31/07/2016. Imediatamente, a GCM foi acionada, não podendo, porém, impedir o ato invasivo. A Sehab/Cohab-SP não aceitam invasões de obras públicas em andamento destinadas à política habitacional. Na prática, o atendimento aos invasores corresponderia a um desrespeito forçado da lista de demanda já registrada pela secretaria. A Sehab não negocia nesses termos e reprova tal tipo de ação e de pressão por negociações, e por isso não aceitou nenhuma reivindicação do movimento para recuar da invasão. A Cohab-SP providenciou imediatamente o pedido de reintegração de posse do edifício e reuniu-se com os invasores para informar sua posição.