Residencial Olarias comemora Dia da Consciência Negra com 5º Sábado Saudável

Por Luiz Rocha Pombo

No último sábado, Dia da Consciência Negra (20/11), os moradores do Residencial Olarias, no Canindé, no Pari, comemoraram o 5ª Sábado Saudável, evento destinado aos cuidados com a saúde dos moradores da área e do entorno, com o objetivo de integrar os moradores. Mais de 400 pessoas puderam fazer exames de glicemia, colesterol e pressão. Houve distribuição de panfletos sobre prevenção de diversas doenças. Promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Subprefeitura da Mooca e o Rotary Club Tatuapé, o evento teve a presença da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde, novidade desta edição.

Durante o evento, foram realizados exames de visão realizados por optometrista, apresentações de street dance, com jovens da ONG Anjo Menino, cortes de cabelos promovidos pelo Negritude Fashion Hair, emissão de fotos 3x4 para documentos. Para as crianças, houve pintura de rosto, esculturas em balões e apresentação teatral. Foram distribuídos lanches, e enfermeiros estavam a postos para esclarecer qualquer dúvida referente a doenças.

Realizado desde 2006, o objetivo de evento é integrar os moradores da área e do entorno. “Promover eventos como esse, além de estimular a participação dos moradores por meio dos serviços oferecidos, permite a integração, foco que trabalhamos bastante nessa área”, explica Rosa Sakamoto, coordenadora de Habi Social, responsável pelo evento.

José Carlos, 51 é ex-morador do Olarias. Hoje, apesar de residir na Vila dos Idosos, não perde um Sábado Saudável sequer. “Os serviços oferecidos para nós são de muita qualidade. Além de que, gosto de me divertir, e esse ano teve até escola de samba”, contou, entusiasmado.

O jovem Odara, 15, morador do Residencial Olarias, disse que não costumava participar do evento, mas, ao ouvir a performance da escola de samba, saiu de casa e foi dançar. “Nunca tinha visto uma escola de samba famosa, ainda mais aqui em perto de casa. Enquanto meus pais fazem os exames, eu fico aqui me divertindo”, contou.