Conferência internacional debate padrões de sustentabilidade

Mariana Gagliotti, funcionária da Sehab, representou a Secretaria em Congresso no México

Bancada do Congresso discutiu sobre a redução dos riscos e desastres globais

Foi realizada, em maio deste ano, a Plataforma Global para a Redução de Riscos de Desastres, em Cancun, México. O evento teve a presença de cinco jovens brasileiros, selecionados pela Diplomacia Civil, que foram apresentar e defender suas teses de estudo. Uma dessas jovens era Mariana Gagliotti, de 22 anos, bacharel em Relações Internacionais e funcionária da Secretaria Municipal de Habitação, na área de contabilidade.

Em sua apresentação, Mariana defendeu a importância da preocupação com o meio ambiente e enfatizou que esse é um problema enfrentado no mundo todo há muito tempo, mas que precisa de uma atenção maior para ser definitivamente resolvido. “A vulnerabilidade quanto às mudanças climáticas e ambientais faz com que o desenvolvimento de um país, ou continente, esteja comprometido”, explicou Mariana.

Paralelamente a essa questão, a Secretaria Municipal de Habitação está visando novos projetos com um olhar mais sustentável. O objetivo é propor soluções e arranjos inovadores para o acesso à energia limpa renovável em comunidades de baixa renda, e também formas alternativas de captação e armazenamento de água, incentivando a produção local e a geração de renda.

A construção de moradias mais sustentáveis seria um grande avanço na capital paulista e esse é um passo que a Sehab quer dar em breve. Para Mariana, esses padrões de sustentabilidade em habitações são importantes também pelo fato de que “as populações que mais sofrem sem recursos são as mais pobres, tornando-se necessária e urgente a adoção de medidas para proteção destas comunidades”.

Na foto estão os jovens escolhidos, Daniel Gama e Mariana Gagliotti, o diretor executivo da empresa Global Attitude, Rodrigo Reis, o oficial sênior do UN Office for Disaster Risk Reduction na África, David Stevens, e os outros jovens escolhidos, Johanna Reinholz, Thaís Fernández e Yuri Rugai