Festas de confraternização fortalecem vínculo na Vila dos Idosos

Conjunto é considerado um exemplo de política pública bem sucedida no oferecimento de moradia digna para idosos

Equipe social Centro da SEHAB realizou dinâmica em festa de confraternização com os moradores

Na última semana moradores da Vila dos Idosos participaram de festas de confraternização promovidas pela equipe social da Secretaria Municipal de Habitação e COHAB - SP. O objetivo das celebrações foi fortalecer os vínculos familiares, comunitários e promover momentos de lazer entre os moradores. O trabalho social acontece durante todo o ano no conjunto considerado referência na política habitacional voltada para terceira idade.

Ilydia Guadagnoli Ruggero, moradora, coloca na árvore, os seus desejos para 2018

No dia 15/12 a equipe social da secretaria distribuiu brindes e organizou dinâmica com os moradores. Foram produzidos corações em papel cartão e cada morador escreveu o que deseja para 2018, essas aspirações foram penduradas na árvore de natal que enfeita o salão de festas. A equipe social da secretaria faz plantões semanais há dez anos, desde a inauguração do conjunto, em 2007, para promover integração e melhor qualidade de vida entre os idosos. Essas ações contribuem para o bem-estar psicológico, físico e social.

Lourença Maria dos Santos, moradora, coloca na árvore, os seus desejos para 2018

Nesta quinta-feira, 21/12, a COHAB-SP, responsável pela gestão e zeladoria condominial, também organizou uma festa de fim de ano para apresentar um balanço das melhorias realizadas no conjunto ao longo do ano, com ações de manutenção dos espaços e elevadores, reforma do espelho d'água.

A Vila dos Idosos, localizada no bairro do Pari, região central de São Paulo, é considerada um exemplo de política pública bem sucedida no oferecimento de moradia digna para idosos. A gestão do conjunto é realizada pela COHAB-SP com gerenciamento social da Secretaria Municipal de Habitação.

Ação de confraternização organizada pela COHAB-SP apresentou balanço das ações
 

O complexo conta com 145 unidades habitacionais, distribuídas em 90 quitinetes para solteiros e 55 para casais, totalizando o atendimento a 200 idosos. O espaço comum foi projetado para atender às necessidades dos idosos, com três salas para TV e jogos, quatro salas de uso múltiplo no térreo voltadas para a rua, salão comunitário com cozinha e sanitários, quadra de bocha, área verde, espelho d’água e horta comunitária.

Os moradores têm assistência médica pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, e acompanhamento semanal de assistentes sociais e psicólogos. A Vila integra o Programa Locação Social, que oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia.
Nesse caso, os idosos que recebem até três salários mínimos de aposentadoria pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos de suas aposentadorias, além de uma taxa condominial no valor de R$ 35.