Parcerias promovem saúde e sociabilização na Vila dos Idosos

Por Débora Yuri

Os moradores da Vila dos Idosos, conjunto habitacional construído pela Prefeitura para residentes a partir de 60 anos de idade, terão acompanhamento médico, psicológico, estético e nutricional de professores e alunos da Universidade Anhembi Morumbi. A parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a instituição de ensino foi assinada em fevereiro, e os atendimentos, gratuitos, começam em março.

Com 145 unidades, sendo 25 adaptadas, o residencial fica no Pari (Zona Norte) e abriga 183 moradores, dos quais 168 são idosos - acompanhantes com mais de 14 anos e menos de 60 são permitidos.

O objetivo da parceria é promover um estilo de vida saudável. Obesidade, diabetes, estresse, ansiedade, depressão, dores crônicas, riscos cardíacos e infecto-parasitários serão diagnosticados. Conforme o caso, o idoso é encaminhado ao Centro Integrado de Saúde da Anhembi Morumbi.

“Queremos divulgar informações de saúde para melhorar a qualidade de vida
individual e coletiva”, diz Maria José Calderine, coordenadora social da regional Centro da Superintendência de Habitação (Habi) e responsável pelo programa. “Além disso, vamos desenvolver atividades que permitam maior sociabilização entre os moradores e ajudem a exercitar a memória.”

Cuidados com pele e cabelos também estão na agenda. Sob a supervisão de professores, estagiários dos cursos de nutrição e psicologia vão conduzir as atividades, que vão até julho e incluem dicas de estética.

A Vila dos Idosos também firmou parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Reciclázaro, que até o final do ano vai oferecer aulas de jardinagem, paisagismo, plantio e cultivo na horta comunitária local – um dos pontos de convivência favoritos dos moradores, junto da sala de cinema e do salão de festas.