Sehab apresenta plano urbanístico para a terceira maior favela de SP

Objetivo é transformar São Francisco, na Zona Leste, em um bairro integrado à cidade formal

Por Fabiano Melato

A Coordenação de Projetos Urbanísticos da Secretaria de Habitação (Sehab) apresentou, em 17 de março, o plano urbanístico da comunidade de São Francisco, a terceira maior favela de São Paulo, onde vivem cerca de 50 mil pessoas em uma área de 1 milhão de metros quadrados em São Mateus, na Zona Leste. A área chamada de São Francisco Global, terá um plano que cria diretrizes para integrar os moradores à cidade formal, com implantação de habitações de interesse social, pontos comerciais e ampliação do sistema de transporte público. O plano urbanístico prevê ainda a construção de centros comunitários e de serviços, e um grande centro comercial gerador de emprego.

Entre as mudanças pelas quais São Francisco vai passar até 2020 está a ampliação da rede de transporte público e a melhoria do sistema viário. O plano sugere pontos de ônibus a no máximo 600 metros da casa do morador (distância que pode ser percorrida a pé em cerca de 10 minutos) e a 300 metros do comércio. Com ruas pavimentadas e arborizadas e facilidade de acesso ao transporte público.

O planejamento visa preservar ao máximo as áreas verdes e as nascentes de água. Além disso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente prevê criar um parque urbano no terreno de 367 mil metros quadrados onde, até 1985, funcionou um aterro sanitário. "Urbanizar não é só construir unidade habitacional, é preciso urbanizar de maneira global, com ações a curto, médio e longo prazos", explica o diretor da regional Leste (Habi-Leste) da Sehab, Felinto Fonseca da Cunha.

Por meio do Plano a Prefeitura procura integrar  ações já executadas na comunidade. O objetivo é ligar essas iniciativas pontuais do poder público ao projeto maior de urbanização. A ideia é que o morador não precise deixar a região para encontrar serviços e produtos essenciais.

A apresentação do projeto, realizada no Auditório Espaço da Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, foi acompanhada pelo secretário de Habitação, Ricardo Pereira Leite, pela superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, e pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão da SP Urbanismo, Domingos Pires de Oliveira Dias Neto.

A região de São Francisco faz parte da Operação Urbana Consorciada Rio Verde - Jacu que inclui áreas das subprefeituras de São Miguel, Itaquera e São Mateus, cortadas pela antiga Estrada do Pêssego (atual complexo viário Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores). A região estende-se por 10,5 mil hectares (105 milhões de metros quadrados) onde moram 1.095.635 pessoas, 9,9% da população total residente na cidade (11.057.629 habitantes), segundo estimativa de 2010 da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).