Adolescente de 16 anos é a nova Miss Cidade Tiradentes

Por Débora Yuri

O 3º concurso Miss Cidade Tiradentes reuniu 14 finalistas e 400 espectadores na sexta-feira 1º de abril, no CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes (Zona Leste). Após entrevistas conduzidas pelos jurados e desfiles em trajes de banho, gala e passeio, a estudante Mariane Lima de Souza, 16 anos, foi coroada a nova miss do distrito.

“Nunca imaginei que isso fosse acontecer. Esse é o dia mais feliz da minha vida”, dizia a adolescente, que nasceu no bairro, faz aulas de balé clássico e cursa o 2º ano do ensino médio. Aos prantos, sua mãe, a dona-de-casa Joseba Lima de Souza, 52 anos, fotografava a filha no palco, de salto altíssimo e coroa prateada nos cabelos “louro acinzentados”: “Ela sempre quis ser modelo. Agora, as portas vão se abrir”.

Além do título de miss, Mariane ganhou um book fotográfico e um emprego com carteira assinada – vai ser vendedora da loja Mary Modas, um dos patrocinadores do evento. Com 1,66 m de altura e 49 kg, 77 cm de busto e 83 cm de quadril, ela é fã de pagode e axé music, admira a supermodelo Gisele Bündchen e cita como ídolos a mãe e o pai, pedreiro.

Promovido pela Subprefeitura de Cidade Tiradentes, o concurso teve 51 jovens inscritas e 15 classificadas para a final (uma delas não compareceu à decisão). O objetivo é elevar a auto-estima das moças da comunidade e celebrar a beleza local – maior conjunto habitacional da América Latina, com 220 mil habitantes, o distrito foi por muito tempo associado a desemprego, criminalidade e distância extrema do centro da cidade (fica a 35 quilômetros do Marco Zero de São Paulo).


“A maioria das pessoas deu muita risada quando eu contei que me inscrevi no concurso. ‘Para quê você quer ser miss de Cidade Tiradentes?’, perguntavam. Existe muito preconceito contra o nosso bairro, aqui e lá fora”, contava Marcelli Bianchi, 16 anos, enquanto era maquiada por amigas no camarim. “Mas não é ficando em casa que eu vou conseguir alguma coisa, né? E, mesmo sendo um evento pequeno, ele pode me levar para algum lugar...”

Comendo coxinha e tomando Coca Zero no camarim, a atendente de pizzaria Anna Lee Gomes, 19 anos, também teve de encarar as piadas. “O pessoal tirava sarro, minha patroa falava: ‘Lá vem a miss Tiradentes!’. Mas eu sempre tive o sonho de ser do ramo da moda, e quem gosta de mim deu apoio. Trouxe minha família, meus amigos e os motoqueiros da pizzaria.”
Todas as candidatas a miss levaram ao auditório do CEU torcidas organizadas, em geral familiares e amigos, que gritavam, choravam e balançavam cartazes coloridos. O segundo lugar ficou com a estudante Maiwsi de Oliveira, 17 anos, e o terceiro, com Mayara Queiroz da Silva, 16 anos, também estudante. Elas ganharam um CD com fotos profissionais, bolsa para fazer um curso de informática e o título de “princesas do bairro”.