Prefeitura de SP promove evento gratuito no local onde será o futuro Parque dos Búfalos

Shows, oficinas, planejamento ambiental e exposições sobre fauna e flora foram as atividades de sábado (19) no Jardim Apurá

Evento acontenceu no último sábado (19), no CEU Alvarenga. (FOTO:SEHAB)

O encontro “Iniciativas Intersetoriais de Gestão Ambiental Participativa no Conjunto Habitacional Espanha” aconteceu no último sábado (19), das 8h às 17h, no CEU Alvarenga. O objetivo do evento foi para que todos conheçam melhor o empreendimento Residencial Espanha, que viabiliza o nascimento do Parque dos Búfalos - o quinto maior espaço urbano da capital.

Atividades Desenvolvidas

No local, haviam tendas com exposição sobre fauna e flora, brincadeiras, apresentações, oficinas com temáticas ambientais e shows de grupos locais. Um planejamento ambiental para os condomínios do Residencial Espanha foi apresentado e, para incentivar a participação no projeto do Parque dos Búfalos e a busca por um bairro mais sustentável, foram desenvolvidas atividades voltadas à questão ambiental no Jardim Apurá.

Equipamentos aquáticos desenvolvidos com garrafas pet. (FOTO:SEHAB)

O encontro foi idealizado pela rede formada pelas Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) – responsável pela implantação do parque – e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA); pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); pela Subprefeitura de Cidade Ademar e pela construtora EMCCAMP.

Além da SVMA, que atua no evento por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) - sua ferramenta de educação ambiental -, a ação inclui as Secretarias Municipais de Educação (SME), de Habitação (SEHAB) e das Subprefeituras (SMSUB).

 

Residencial Espanha

Localizado no Jardim Apurá, o Residencial Espanha é o local de reassentamento das famílias pertencentes às comunidades da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Reservatório Billings (APRM-B) e oferece 3.860 unidades habitacionais, edificadas em 193 prédios e organizados em 14 condomínios, além de 84 edifícios comerciais e áreas de convívio e lazer.

A Secretaria Municipal de Habitação desenvolve um trabalho de pré e pós-ocupação, realizado pelos assistentes sociais antes e depois da entrega dos apartamentos, processo de pertencimento, formação do corpo diretivo, comissão e conselho ambiental, com o objetivo de despertar nas famílias mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente e ao patrimônio adquirido. Incentivando a reflexão quanto aos aspectos que influenciam a sustentabilidade ambiental e social da intervenção.