Cantinho do Céu vai representar São Paulo na Bienal de Roterdã

Por Verônica Gonçalves

>O projeto de urbanização do Cantinho do Céu, comunidade às margens da Represa Billings na Zona Sul de São Paulo, representará a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (IABR), na Holanda. A IABR é considerada a segunda mais importante do setor, atrás apenas da Bienal de Veneza – evento no qual o Cantinho do Céu também já esteve presente em sua 12ª edição, em 2010.

“O que torna o projeto interessante é a possibilidade de equacionar questões de infraestrutura urbana e melhoria do meio ambiente a partir de questões de urbanização”, afirma o arquiteto responsável pelo projeto, Marcos Boldarini.

A urbanização da área de 1.543.761 m² prevê obras de saneamento básico, melhoramento viário e criação de espaços de lazer, beneficiando 10.889 famílias. Com os trabalhos iniciados em 2008, a Sehab já entregou à comunidade uma pista de skate, um campo de futebol, uma praça, três deques – sendo um flutuante –, um espaço para capoeira e dança de rua, uma passarela de madeira e uma área para estacionamento.

O orçamento para todo o projeto é de R$ 120 milhões, e a conclusão dos trabalhos está prevista para 2012. A meta é transformar a área, que desde a década de 1980 vinha sendo ocupada sem planejamento, em um bairro valorizado por aliar beleza natural com arquitetônica.

O Cantinho do Céu faz parte do Programa Mananciais, desenvolvido pela Sehab. Seu objetivo é a conservação e o saneamento ambiental das represas Guarapiranga e Billings. Para tal, desenvolve ações para recuperar social e ambientalmente as comunidades locais, levando água potável e infraestrutura, e controlando a ocupação desordenada em áreas de preservação.

Essa é a terceira vez que o projeto de Marcos Boldarini é reconhecido internacionalmente. Além de ter sido apresentado em Veneza, o Cantinho do Céu esteve na XVII Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito.