Sehab investirá R$ 60 milhões no Plano de Ações para População em Situação de Rua

Durante coletiva, a Prefeitura de São Paulo anunciou ações de diversas pastas que serão implementadas ainda em 2020. Sehab vai atuar com o programa de Locação Social

A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta sexta-feira (31) um pacote de ações específicas para população em situação de rua. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa que divulgou os resultados do Censo PopRua, que segundo a pesquisa realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia LTDA, apontou o número de 24.344 pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Destas, 11.693 estão acolhidas e 12.651 vivem em logradouros públicos ou na rua. O último censo, realizado em 2015, havia apontado 15.905 pessoas.

prefeito anuncia pacote censo pop ruaPrefeito Bruno Covas anuncia pacote de ações para população em situação de rua

Para combater esse problema e diminuir o número de pessoas vivendo nas ruas da capital, a Prefeitura implementou um Plano de Ações para atendimento integral entre diversas pastas. A participação da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) se dará por meio do programa municipal de locação social, com recursos do novo programa habitacional da cidade de São Paulo, o “Pode Entrar”. Ao todo, apenas em 2020, o programa vai investir aproximadamente R$60 milhões na locação social.

O valor, que já está em caixa, será utilizado para a requalificação de prédios do centro, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua.

“O objetivo é requalificar até oito prédios do centro e oferecer algo entre 400 e 500 unidades habitacionais para moradores de rua”, destacou o secretário municipal de habitação, João Farias.

Após a conclusão do estudo de quais prédios serão requalificados a Sehab terá o levantamento de quantas unidades habitacionais devem ser destinadas para moradores de rua, via programa municipal de locação social. Atualmente existem 11 prédios na região central da capital aptos a receberem os recursos para o inicio da requalificação.