Sehab participa de Workshop Internacional sobre projetos urbanos em regiões centrais com foco na habitação de interesse social

O contato com experiências bem sucedidas na área de habitação é fundamental para a SEHAB conseguir atender o maior número de pessoas

Nesta terça-feira (4), especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de órgãos públicos da França, apresentaram experiências francesas em projetos urbanos com foco em habitação de interesse social e locação social. O objetivo do encontro é subsidiar politicas públicas a partir de experiências bem sucedidas. O evento faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o BID, coordenado pela São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo).

“Em 2020, por meio do novo programa habitacional, o Pode Entrar, iremos investir mais de R$60 milhões em locação social, requalificando alguns prédios da região central de São Paulo. Por isso, o contato com experiências bem sucedidas nessa área é fundamental para conseguirmos atender o maior número de pessoas”, falou o secretário municipal de habitação, João Farias.

secretario debatendo ideias
A SEHAB debateu ideias sobre habitação de interesse social e locação social.


Conforme a apresentação, moradia social é prioridade na França, e exemplos na cidade de Lille foram apresentados durante o encontro. Lille é a quarta maior cidade da França e a maior do norte do país. A sua proximidade com a Bélgica, Alemanha e Inglaterra fazem de Lille importante ligação com a Europa do norte.

Uma medida adotada pela cidade no segmento habitacional está relacionada a medidas inovadoras de financiamento habitacional, como concessões à iniciativa privada por até 70 anos de áreas públicas, com contrapartida do município. Também existem projetos urbanos e ambientais para retrofit.

Durante o encontro, a equipe técnica da Sehab participou de um debate com participação das equipes da Cohab-SP, Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo.

Também participaram do workshop os secretários municipais Fernando Chucre, de Desenvolvimento Urbano; e José Armênio, presidente da SP Urbanismo.

Integrantes reunidos em volta da mesaExperiências inovadoras em projetos urbanos com foco em habitação foi um dos temas do encontro.