Prefeito Gilberto Kassab entrega mais 123 apartamentos em Paraisópolis

Por Bete Hoppe

A comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul, recebeu o prefeito Gilberto Kassab com festa para a entrega dos 123 apartamentos do Condomínio Paraisópolis D no último dia 19. Com cerca de 60 mil habitantes e quase 1 milhão de m², a segunda maior comunidade informal da cidade agora soma mais de mil novas moradias. “A população, hoje, vive com dignidade. E há mais unidades e equipamentos públicos para fazer”, discursou o prefeito. “Com certeza, é o maior programa de urbanização do Brasil.”

Entre os presentes, estavam o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, a coordenadora do Projeto Paraisópolis, Maria Teresa Diniz, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cely de Campos Mantovani, o presidente da União dos Moradores, Gilson Rodrigues, e o arquiteto Edson Elito, titular do escritório responsável pelo projeto arquitetônico.

Executado em terreno doado à Prefeitura, o condomínio destina-se a famílias da comunidade, realocadas por conta de risco ou afetadas pelas obras. Os apartamentos, distribuídos por sete blocos de cinco pavimentos cada, medem 54 m², com sala, dois dormitórios, cozinha, banheiro e lavanderia. Em dois dos prédios, quatro unidades térreas destinam-se aos portadores de necessidades especiais ou idosos.

Janelas de alumínio e pintura branca distribuem-se de modo a aproveitar ao máximo a luz e a ventilação naturais. Portas de madeira e aquecimento da água a gás com medidores individualizados, áreas de lazer e convivência integradas ao paisagismo, além das redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica, são alguns dos diferenciais que revelam a qualidade do empreendimento.

Iniciado em 2006, o projeto do Complexo Paraisópolis – que foi destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (Holanda) em 2009 – tem por objetivo integrar à cidade formal os três núcleos (formado ainda pelo Jardim Colombo e Porto Seguro), promovendo à população o acesso à infraestrutura, à inclusão social e à melhoria das condições de habitalibidade, de saúde e ambientais.

Ao final da urbanização, prevista para 2013, Paraisópolis será um bairro dotado de equipamentos públicos, como creche, UBS (Unidade Básica de Saúde), AMA (Assistência Médica Ambulatorial), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Telecentro e ETEC (Escola Técnica), além de áreas de lazer, da Via Perimetral e mais de 3 mil novas moradias.