Exposição ‘A Cidade Informal no século XXI’ passa por Milão

Por Verônica Gonçalves

A exposição “A Cidade Informal no Século XXI”, com projetos urbanizações de favelas da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), esteve na Universidade Politécnica de Milão, na Itália, entre os dias 4 e 15 de julho. Com a curadoria da arquiteta Marisa Barda, o objetivo da mostra é apresentar as ações que a Sehab tem desenvolvido nos últimos anos na área de urbanização das favelas. Dezoito projetos foram selecionados para integrar a mostra, com destaque para o Cantinho do Céu e Paraisópolis (as duas comunidades na Zona Sul).

Dividida pelos temas Conexões, Transições, Fruições e Transformações, a exposição compõe-se de painéis e maquetes que detalham os projetos por meio de croquis, fotos, mapas e textos.

São desde propostas que integram os espaços públicos e privados e até as mais voltadas à sustentabilidade. Contudo, todas buscam integrar os territórios informais à cidade, transformando-os em bairros capazes de proporcionar boas condições de moradia, lazer e saneamento básico para os habitantes.

A abertura do evento contou com a presença da superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, e do arquiteto responsável pela urbanização do Cantinho do Céu, Marcos Boldarini. A exposição está em circulação desde abril de 2010, com passagens por cidades como Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra), São Paulo, Olinda e Rio de Janeiro.