Cohab regulariza 52% dos imóveis previstos para atendimento até 2012

Por Débora Yuri

Com o objetivo de comercializar imóveis da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), a Prefeitura está regularizando empreendimentos em situação ilegal. Uma vez que o terreno e a ocupação estejam legais, os moradores podem adquirir suas escrituras ou seus contratos de compromisso de venda e compra.

Do total de 14.055 unidades habitacionais que pertencem à Cohab e devem ser regularizadas até 2012, 7.262 foram legalizadas desde 2009 – o equivalente a 52%.

Segundo o coordenador de regularização imobiliária da Cohab-SP , Flávio Augusto de Souza, para conseguir a regularização fundiária é preciso colocar em prática uma série de reformas. “Na maioria dos casos, temos de reparar degradações e fazer obras de infraestrutura no local, que levem ao local rede de água, esgoto, luz, pavimentação”, explica.

Entre os conjuntos habitacionais regularizados estão o Jardim da Conquista/Carrãozinho, em São Mateus (Zona Leste), área ocupada em 1989 que teve 5.769 lotes legalizados em 2009, e o Heliópolis E, no Ipiranga (Zona Sul), com 80 apartamentos em situação legal desde o ano passado.

Com as regularizações, a Prefeitura atende a um dos objetivos do Plano Municipal de Habitação (PMH): garantir aos moradores a sua segurança na posse do imóvel.