Plano Urbanístico de Heliópolis entra em fase de revisões técnicas externas

Por Fernando Cassaro

Na tarde da última quarta-feira (10), a Prefeitura deu mais um passo para transformar em realidade o Plano Urbanístico de Heliópolis. A data foi marcada pela primeira reunião para revisão técnica externa do projeto, que tem como meta integrar a maior favela de São Paulo – com 70 mil habitantes – à cidade formal.

Estavam presentes no encontro a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, a coordenadora do Programa Heliópolis, Vanessa Padiá, o secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Urbano, Domingos Pires, arquitetos, como Ruy Ohtake, Edson Elito e Hector Vigliecca, entre outros. Todos fizeram sugestões ao projeto de urbanização da comunidade localizada no bairro do Sacomã (Zona Sul).

“Agora, com as reuniões técnicas, vamos consolidar todas as sugestões no projeto e apresentá-lo para a comunidade em setembro”, explica a arquiteta Vanessa Padiá. Vale ressaltar que, desde o início, o plano contou com a participação da comunidade – que revelou o que esperava encontrar no novo bairro por meio de reuniões com líderes comunitários locais.

O projeto ainda passará por mais duas reuniões para revisões técnicas – uma com a equipe que elaborou o plano, e outra com membros da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) – para depois ser levado à comunidade. De acordo com diretrizes da Superintendência de Habitação Popular, ligada à Sehab, todas as grandes favelas da cidade terão um plano urbanístico para virarem bairros integrados.