Região de mananciais elege seus dois primeiros Conselhos Gestores de Habitação

Por Débora Yuri

A região de mananciais, na Zona Sul da cidade, ganhou seus dois primeiros Conselhos Gestores de Habitação. O dia 31 de julho foi marcado pelas eleições dos membros da sociedade civil para o conselho que engloba as áreas do Jd. Arizona, da Chácara Bananal e da Chácara Sonho Azul e para o que envolve o Boulevard da Paz, o Jd. Guarujá e o Parque Novo Santo Amaro.

As seis comunidades pertencem à Subprefeitura do M’Boi Mirim e estão sendo urbanizadas pela Prefeitura. Juntas, elas somam mais de 70 mil moradores. Todas integram o Programa Mananciais, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), cujo objetivo é a recuperação sócio-ambiental de favelas e loteamentos precários situados na região das represas Billings e Guarapiranga.

“A participação da população dessas áreas está sendo muito intensa. Eles estão animados porque terão voz ativa nas decisões sobre as intervenções que acontecerão nas suas comunidades, muito populosas, grandes e precárias”, diz a assistente social do Programa Mananciais Eliane Del Bianco Madureira.

Para o Conselho Gestor do Jd. Arizona/Chácara Bananal/Chácara Sonho Azul, foram eleitos conselheiros titulares José Otacílio da Costa, Uilco Vicente de Souza e Francisco Aprígio de Arruda, com Antônio Bonfim Souza, Jairo Batista Silva e Francisco Cícero Mesquita como suplentes. Já o conselho do Boulevard da Paz/Jd. Guarujá/Parque Novo Santo Amaro terá como conselheiros titulares Luiz Jorge de Jesus, Maria Edna da Silva e Carlos de Assis Gomes, e os suplentes, Rosevaldo Caetano Alves, José Ailton Silva e Marcos Antônio dos Santos.

A Sehab, a Subprefeitura do M’Boi Mirim e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), parceira da Prefeitura no programa de proteção aos mananciais da cidade, indicarão os seus representantes para os dois conselhos gestores. Com os nomes do poder público, os quadros serão fechados.