Sehab participa de Diálogo Brasileiro-Holandês sobre gestão de águas urbanas

Por Débora Yuri

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) participou da segunda edição do Diálogo Brasileiro-Holandês sobre Gestão de Águas Urbanas e Enchentes. O evento, sediado pela capital paulista no mês de agosto, visa a troca de ideias e experiências em temas como manejo de águas pluviais, drenagem urbana, risco de alagamento e controle das enchentes.

Durante a plenária “Prevenção de Inundações: Programas e Projetos”, a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, apresentou o projeto de urbanização do Cantinho do Céu, comunidade localizada às margens da Represa Billings, no Grajaú (Zona Sul).

No local, estão previstos melhoramento viário, construção de um parque linear de 800 mil m² e obras de saneamento básico, que beneficiarão mais de 10 mil famílias. Os recursos são provenientes da Prefeitura e dos governos Federal e Estadual. O Cantinho do Céu integra o Programa Mananciais, criado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), cujo objetivo é o saneamento e a conservação ambiental das represas Guarapiranga e Billings.

“As intervenções em áreas precárias devem ser desenhadas de acordo com o que já existe no local, e precisam ter a participação da comunidade em todas as etapas. Essas famílias estão na região há 20 anos, criaram suas redes sociais, investiram em suas casas”, disse Elisabete França, que citou a construção de um píer e o uso de cores fortes nas fachadas das casas como exemplos da participação popular no projeto. “As crianças gostam de brincar na água da represa, e os moradores locais preferem paletas bastante coloridas.”

O evento teve sua primeira edição em 2010, quando a Prefeitura de São Paulo e o Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda fecharam um acordo de intercâmbio entre os dois países. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e incluiu apresentações de projetos, debates e visitas técnicas.

A delegação holandesa foi composta por autoridades, representantes do meio acadêmico, iniciativa privada e instituições de pesquisa. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Elton Santa Fé Zacarias.