Workshop com estudantes discute Plano Urbanístico para Heliópolis

Por Verônica Gonçalves

A Universidade Presbiteriana Mackenzie realizou, em parceria com a Academia de Arquitetura de Roterdã, a Nova Escola de Design de Noya York (Parsons) e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), um workshop para discutir o Plano Urbanístico para Heliópolis. O evento aconteceu entre os dias 16 e 22 de setembro e contou com a participação de representantes da Sehab, professores e estudantes das instituições envolvidas.

O projeto desenvolvido para a comunidade foi apresentado pela coordenadora do programa, a arquiteta Vanessa Padiá. “O objetivo dessas ações é aumentar a conexão da área com São Paulo. Uma forma de fazermos isso é criar equipamentos culturais que atraiam pessoas de outras regiões em eventos como a Virada Cultural, por exemplo”, diz.

A intervenção está prevista para os quatro quadriênios determinados pelo Plano Municipal de Habitação, divididos entre os anos de 2009 e 2024. Serão realizadas obras de eliminação das áreas de risco, melhoria da mobilidade urbana, criação de um sistema eficiente para o tratamento de esgoto, ampliação de equipamentos culturais e de lazer e criação de polos comerciais.

Além disso, no dia 19, a superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, fez uma apresentação com informações sobre as diretrizes do Plano Municipal de Habitação e falou sobre os projetos para as áreas do Real Parque, Paraisópolis e Cantinho do Céu.

O workshop também incluiu visitas a Heliópolis para que o grupo formado pelos membros das três universidades possa desenvolver propostas que complementem o plano urbanístico em até seis meses.