Em Heliópolis, 162 famílias se mudam para “Redondinhos” de Ruy Ohtake

Por Marcos Palhares

No início de outubro, todas as 162 unidades do Condomínio 2 do Sabesp 1, em Heliópolis, no Sacomã (Zona Sudeste), receberam seus moradores. Estes são os primeiros prédios cilíndricos projetados pelo arquiteto Ruy Othake entregues pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). A mudança ocorreu durante duas semanas e contou com a ajuda de um caminhão da Prefeitura.

Nos apartamentos, os moradores encontraram gás encanado para cozinha e aquecimento de água. As unidades habitacionais têm 50 m². Há, também, uma área de lazer com miniquadra e brinquedos. “Os moradores já elegeram o síndico geral e os subsíndicos de cada um dos 22 blocos”, comenta Sueli Girardi, coordenadora Social da Regional Sudeste da Sehab (Habi-Sudeste).

Autor do projeto, o arquiteto Ruy Othake destaca a contribuição para a melhora das condições de habitação para a população carente de São Paulo. “Quando surgiu a oportunidade de elaborar essas moradias para Heliópolis, a maior comunidade carente da cidade, precisei concretizar o desafio. Ou seja: o discurso em arquitetura real”, ressalta.

A transformação da comunidade de 70 mil habitantes em um bairro integrado à cidade formal custará cerca de R$ 570 milhões, com recursos dos governos municipal, estadual e federal.