Portal Arq!Bacana organiza passeio na Favela de Heliópolis

Por Miguel Antunes

O portal de arquitetura, urbanismo e design Arq!Bacana promoveu no sábado (1/10), o passeio “Curvas na Favela de Heliópolis”. Eles visitaram os prédios dos conjuntos habitacionais Sabesp 1 – conhecidos como “redondinhos” – e Comandante Taylor, além de conhecerem o polo educacional da maior favela da cidade, com 70 mil habitantes.

Estavam reunidos na comitiva a superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Elisabete França, o arquiteto Ruy Ohtake, a coordenadora do Projeto Heliópolis, Vanessa Padiá, e mais 40 estudantes de arquitetura e arquitetos.

A primeira parada do grupo foi para conhecer os “redondinhos”. O conjunto é formado por 24 prédios cilíndricos projetados por Ruy Ohtake. “Essa arquitetura tem a missão de fazer com que os moradores daqui saiam de moradias improvisadas e venham para esses apartamentos. Se entre o feio e o bonito não há diferença de custo, temos de fazer a opção pelo bonito”, afirmou.

O tour incluiu também visita a um apartamento decorado do conjunto Sabesp 1 – unidade que tem como objetivo servir de inspiração aos moradores na hora de ocupar o imóvel.

A segunda parada do roteiro foi no polo educacional do bairro, que tem um espaço cultural, uma Escola Ténica Estadual (ETEC) e cinco escolas municipais, sendo três de Educação Infantil (Emei) e duas de Ensino Fundamental (Emef).

O último destino do grupo foi o conjunto habitacional Comandante Taylor. Projetado pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados, o empreendimento tem 23 edifícios e 421 apartamentos em construção.

“É bom mostrar aos arquitetos que nunca trabalharam com iniciativas desse tipo que é possível fazer habitação de qualidade para um público de baixa renda”, destacou Elisabete França.