Projeto de escola de música clássica em Paraisópolis vence prêmio internacional de sustentabilidade

Por Débora Yuri

O projeto de uma escola de música clássica que será construída na Favela de Paraisópolis, no Morumbi (Zona Sul), venceu a principal categoria da etapa latino-americana do Holcim Awards 2011, concurso internacional de arquitetura sustentável. “Grotão – Escola de Música” faz parte da urbanização da comunidade paulistana, que abriga 60 mil pessoas e será integrada à cidade formal pela Prefeitura até abril de 2013.

Chefiado pelo arquiteto norte-americano Alfredo Brillembourg, do escritório Urban Think Tank, o projeto prevê um espaço público disposto em plataformas, com áreas para agricultura urbana, sistema de gestão de águas, um anfiteatro, uma sala de concertos, instalações esportivas e infraestrutura de transporte, além da escola de música erudita.

Interligado a uma praça, o edifício vai ter oito pavimentos e ficará no Grotão, uma das regiões mais precárias de Paraisópolis. Além de oferecer espaço público multifuncional aos moradores, o objetivo do projeto é estabilizar a erosão e evitar os deslizamentos de terra locais.

“O Grotão tem topografia acidentada, pouca infraestrutura e muitas áreas de risco. Vamos construir uma praça na encosta e, na parte baixa, o edifício com a escola de música e espaços de lazer e esporte”, explica a coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis, Maria Teresa Diniz.

O projeto da Urban Think Tank, que tem escritórios em Nova York (EUA), Zurique (Suíça), Caracas (Venezuela) e São Paulo, foi licitado e contratado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). As obras custarão cerca de R$ 9,5 milhões, com previsão de início para 2012. A administração do espaço ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, que firmou parceria com a Sehab

Realizado pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, entidade com sede na Suíça, o Holcim Awards é dividido por regiões – Europa, América do Norte, América Latina, África & Oriente Médio e Ásia & Pacífico. No próximo ano, os vencedores regionais e os segundos e terceiros colocados concorrerão ao Global Holcim Awards, que premiará os melhores projetos de construção sustentável do mundo. Na edição 2011, foram inscritos 6.065 projetos de 146 países, sendo 662 deles latino-americanos.